PAUSA DO MÊS ABR-JUN 2024

PAUSA DO MÊS ABR-JUN 2024

Pausa do Mês

2ª e 4ª quinta-feira do mês, 13h30
Visitas guiadas gratuitas de 30 minutos acerca de uma peça em destaque.

Anunciamos o programa para o segundo trimestre de Pausas do Mês de 2024:

PM abril24

Reatribuição de um retrato – Anthonis Mor ou Adriaen Thomasz. Key?
11 e 25 de abril

Pouco se sabe acerca de um dos melhores retratos da nossa coleção, incluindo a identidade da figura representada. Não assinada, esta obra foi adquirida por Medeiros e Almeida como da autoria do célebre retratista de corte holandês Anthonis Mor van Dashorst (Utreque, 1516/21 – Antuérpia, 1576) e apenas muito recentemente reatribuída a Adriaen Thomasz. Key (Antuérpia, c. 1545 – c. 1589). Nesta PAUSA tentaremos deslindar aspetos relacionados com a autoria, datação, local e contexto de produção, circulação, aquisição e incorporação deste misterioso retrato.

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

PM maio24

Pára-fogo de pilar
9 e 23 de maio

O pára-fogo de pilar, objeto destinado a proteger o rosto do calor excessivo emanado pelas lareiras, tinha um papel de destaque na sala, sendo por isso fabricado com materiais requintados, obedecendo a decorações elegantes, muitas vezes produzidos por marceneiros e manufaturas de renome.

De origem desconhecida, o pára-fogo do MMA é exemplo do refinamento colocado no século XVIII, em Inglaterra, nesta tipologia de peças.

PM junho24

Relógio com châtelaine
13 e 27 de junho

Entre os mais de 600 relógios que integram a coleção Medeiros e Almeida, destacamos este mês um relógio com châtelaine assinado Barwise, importante família inglesa de relojoeiros. Em ouro e decorado com guilhochado com esmalte azul enriquecido com aplicações de prata, diamantes e pérolas, sobressai neste relógio, para além da châtelaine, a presença de um “hair memento”, um medalhão com cabelos louros trançados.

Descarregue AQUI o nosso folheto!