PAUSA DO MÊS JAN-MAR 2023

PAUSA DO MÊS JAN-MAR 2023

Pausa do Mês

2ª e 4ª quinta-feira do mês, 13h30
Visitas guiadas gratuitas de 30 minutos acerca de uma peça em destaque.

Anunciamos o programa para o primeiro trimestre de Pausas do Mês de 2023:

PM JAN23

Relógio Rolling Ball
12 e 26 jan, 13h30

 

O conceito de movimento perpétuo atraiu desde sempre cientistas, curiosos e amantes da relojoaria.
É neste conceito que se baseiam os chamados “rolling ball clocks”, relógios que usam o movimento de uma ou várias esferas rolantes para regular o tempo.
Embora desde muito cedo estes engenhos se revelassem imprecisos, nem por isso deixaram de causar fascínio, transformando-se em raridades que cativam o olhar, como é o caso da peça da coleção Medeiros e Almeida.

PM FEV23

Divertimento no gelo
9 e 23 fev, 13h30

 

A reprodução de paisagens no gelo foi um tipo de pintura muito popular nos Países-Baixos no século XVII, que retratou um fenómeno climatérico que se prolongou por vários séculos e que atingiu o Norte do Europa, congelando rios e lagos.
Nesta pequena pintura, em reserva, o autor representou o quotidiano de uma paisagem no gelo onde dezenas de figuras se divertem, não faltando patins, trenós, sticks e… quedas.

PM MAR23

Caneca do Novo Testamento
9 e 23 mar, 13h30

 

Aproveitando o repto lançado pela exposição temporária “Personal and Precious. Canecas Chinesas da Coleção Sapientia”, patente até 25 de março, destacamos este mês uma das canecas da nossa própria coleção, ornamentada com cenas do Novo Testamento.
Designada em alemão por Hansekanne, esta tipologia de caneca alta, de grandes dimensões e com tampa é característica, tal como o nome indica, da produção das cidades hanseáticas.

Descarregue AQUI o nosso folheto!