Personal and Precious

Canecas Chinesas da Coleção Sapientia

Exposição Temporária
28 NOV 22 – 25 MAR 23

 

Entre o eclético acervo de artes decorativas do Museu destacam-se as cerâmicas da China, que proporcionam uma viagem de cerca 2200 anos por materiais, técnicas, texturas, cores e simbologia chineses. É nesse âmbito que a presente exposição se integra, apresentando uma interessante coleção privada de mais de 300 canecas de porcelana da China que dialoga com o núcleo de porcelanas de exportação das dinastias Ming e Qing do Museu.

O discurso curatorial, estruturado em 12 núcleos, apresenta a história desta curiosa tipologia e desenvolve aspetos da sua produção e das suas variadas formas e temáticas decorativas. Cruzando ainda com os contextos económico e social que lhe estão associados, esta mostra procura, numa leitura abrangente, ilustrar a interpretação deste espólio único.

A exposição desta importante coleção inclui um espetacular mural-instalação de canecas, num toque de criatividade e aproximação a um discurso contemporâneo, inspirado nas ‘Salas de Porcelana’ dos séculos XVII e XVIII.

Maria Mayer
Diretora do Museu Medeiros e Almeida

 

Inauguração

Sábado, 26 novembro, 18h30
Museu Medeiros e Almeida
Rua Mouzinho da Silveira, 4. 1250-165 Lisboa

Seguida do lançamento do livro “A Thousand Auspicious Meanings: Chinese Porcelain Teapots from the Sapientia Collection for the Domestic Market“, de Pauline Ngai.

convite

Comissários: Luisa Vinhais, Jorge Welsh
Co-comissária: Ana Moás
Design expositivo: Tom Postma Design