The light within – Fátima Mateus

Patente: 3 Novembro – 28 Novembro

“ The light within “

Técnica mista sobre fotografia

“Foi num dia de arrumações, ao encontrar umas quantas fotografias, totalmente desinteressantes e prestes a seguirem o rumo de tantos outros objectos em desuso, que pensei se poderia resgatá-las da mediocridade e inutilidade em que se encontravam. Já há uns anos que o meu atelier é, também, uma espécie de laboratório de alquimia, e é da mistura de materiais que têm saído séries inteiras, histórias feitas a partir da união e/ou separação dos produtos que tenho á mão no momento, muito como faço na cozinha, mas isso é um outro capítulo.

E assim fiz! Ao trabalhar as fotografias duma forma aleatória e intuitiva, a reacção química transformou-as, como numa revelação, literal e figurativamente! Removendo as partes mais escuras, foi como dar á luz cidades, em partes e ruínas, campos com horizontes a perder de vista, nostalgias de um Alentejo abandonado, florestas ao longe e árvores de perto. E as pessoas… Algumas procurei-as e a outras encontrei, por acaso. Através da mancha chegaram-me na boleia da luz e ficaram fixadas no papel fotográfico, como (n)uma manifestação poética.

No seguimento deste reciclar das fotografias esquecidas, lembrei também as molduras. Velhas, partidas e abandonadas, voltaram ao palco, pintadas e polidas, onde brilham de novo como suporte orgulhoso das obras que guardam, juntos, assim, numa segunda vida.

Foram intensos meses de trabalho onde fui progredindo nesta caminhada, feita de dias mais luminosos, outros mais cinzentos, como é a vida. Em todos à procura da luz de dentro. E como num ciclo de destruição/construção, veio este processo lembrar-me que nada se perde, e a tudo transformar.

Lisboa, 2020

Memória descritiva:

Esta ” história ” é contada em cerca de 60 obras. Na sua maioria em pequenos formatos, resultado do formato tradicional das fotografias originais, 10 cm x 15 cm, e também algumas ampliações de tamanhos variados, com destaque para 3 grandes quadros, a partir de fotografia em cartaz.

Todas tiveram direito a uma emolduração única, feita por molduras recuperadas e passe-partouts individualizados, mas com uma linguagem comum que faz a ligação visual e liga assim os “capítulos” desta exposição.

Nota biográfica:

Fatima Mateus, nascida a 13 de Outubro de 1965, em Azeitão. A sua infância foi passada na Holanda, de onde se viria a mudar, em 1977, para Estremoz, Alentejo, onde viveu e trabalhou até 2011, altura em que também por motivos profissionais se mudou para Lisboa, e actualmente tem o seu atelier em Alcântara.

Nos anos 80 tirou um curso de restauro de porcelanas e faianças e fez também alguma fotografia.
Tendo desenhado toda a sua vida, dedicou-se á pintura, tornando-se em 1994 na sua única e verdadeira profissão.
As suas obras estão espalhadas por todo o mundo em colecções privadas e publicas.

Sala de Exposições Temporárias

3 Novembro - 28 Novembro 2020