O Triunfo de uma Vida

António de Medeiros e Almeida (1895-1986)

Comemoração do 10º Aniversário da abertura ao público da Casa-Museu com a exposição dedicada ao fundador António de Medeiros e Almeida:

‘1895
O Triunfo de uma Vida
António de Medeiros e Almeida
1986’

Inauguração: 26 Setembro 2011
Abertura ao Público: 27 Setembro de 2011
Encerramento: 31 Julho 2012

Com o cunho de Henrique Cayatte, a exposição conta com instalação sonora e multimédia, disposição de textos, entre outros, para dar a conhecer o homem e o empreendedor que tinha como paixão profunda a arte:

António de Medeiros e Almeida (1895-1986)

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, no centro da capital, vestiu-se a rigor para receber a exposição que dá a conhecer aos portugueses quem foi António de Medeiros e Almeida (1895-1986). ‘O Triunfo de uma Vida’ mostra o homem e empresário de sucesso, a partir de 27 de Setembro. A exposição biográfica e documental está inserida na comemoração dos dez anos de abertura da Casa-Museu Medeiros e Almeida ao público.

Toda a casa, incluindo partes dos aposentos privados, como o quarto e a casa de banho, ajudam a contar a história em sete grandes temas. São assim revelados os interesses e investimentos de António de Medeiros e Almeida, como é o caso dos automóveis Morris dos quais foi importador e representante exclusivo e a aviação, já que foi dono daquela que viria a ser a primeira companhia de aviação com capital cem por cento português; a Aero-Portuguesa.

Com uma montagem cronológica, ‘O Triunfo de uma Vida’ recorre a diversos meios museográficos: exposição de automóveis da época, instalação sonora e multimédia com a voz do próprio António de Medeiros e Almeida, vídeo, imagens de actualidades, disposição de textos, tudo para recriar um diálogo com a época do fundador.

O verdadeiro legado de António de Medeiros e Almeida para as actuais e gerações futuras está na realização da Casa-Museu, que alberga uma colecção de artes decorativas com peças únicas de várias origens, constituindo um espaço cultural em Lisboa de referência internacional.

‘O Triunfo de uma Vida’, a partir de 27 de Setembro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 17h30, e aos sábados das 10h00 às 17h30. A entrada para a exposição, que inclui a visita à Casa-Museu, tem o preço de 5 euros por pessoa e de 3€ para maiores de 65 anos, sendo gratuita até aos 18 anos. As visitas guiadas têm o preço de 6€ por pessoa (necessária marcação através do 21 354 78 92 ou info@casa-museumedeirosealmeida.pt).

A exposição tem entrada gratuita aos sábados entre as 10h00 e as 13h00.
Todas as terças-feiras é possível fazer uma visita gratuita, livre às 13h00. Não necessita marcação.

Informações: 21 354 78 92 / info@casa-museumedeirosealmeida.pt

Sala de Exposições Temporárias