Lady Jane Hope – Destaque Novembro 2021

DESTAQUE NOVEMBRO 2021

“LADY JANE HOPE” – GEORGE ROMNEY

 

A coleção de pintura do Museu integra dois retratos de retratistas ingleses do século XVIII que ilustram a moda, em voga à época, dos membros da elite se fazerem retratar pelos grandes nomes da pintura coeva.

Exposta na Sala do Piano, Lady Jane Hope é acompanhada por outra jovem da autoria de John Hoppner, Lady Fitzroy.

George Romney, pintor retratista inglês, nascido em 1734 em Dalton-in-Furness, no Lancashire, frequentou a escola até aos onze anos, idade em que foi trabalhar com o pai na sua oficina de marceneiro e onde permaneceu ao longo de oito anos. Autodidata durante grande parte da sua formação, contactou, contudo, com Christopher Steele, pintor retratista itinerante de Lancaster, com quem aprendeu e trabalhou durante dois anos.

A partir de 1756, estabelece-se em Kendal como retratista, pintando inicialmente pequenos formatos de representações de corpo inteiro. Em 1762, na busca de novos horizontes, parte para Londres, onde se instala e vive a maior parte da sua vida, passando a pintar retratos para a aristocracia e alta burguesia, com grande sucesso.

Expõe em várias das galerias da cidade, como na Society of Arts, na Free Society e na Society of Artists, mas não na Royal Academy of Arts, devido a uma incompatibilidade com o primeiro presidente da mesma e também pintor de retrato, Sir Joshua Reynolds. Tal facto, não o impediu, no entanto, de se ter tornado um dos principais retratistas ingleses da segunda metade do século XVIII. Obcecado pelo trabalho, deixou centenas de trabalhos referenciados em documentação por si elaborada.

Considerado, juntamente com Joshua Reynolds e Thomas Gainsborough, um dos três maiores retratistas ingleses, sua pintura não se restringiu, no entanto, a esta temática, tendo-se dedicado também à pintura de história, alegórica e de literatura.

Foi o pintor da graça feminina inglesa, personificada naquela que apelidava de “Divine Lady” e que se transformou no seu modelo preferido: Lady Emma Hamilton, da qual teria executado vinte e quatro retratos, segundo afirma o filho do pintor – Rev. John Romney – nas suas memórias.

Evitou o formalismo e o pretensiosismo de Reynolds a favor de uma elegância mais natural.

Jane Hope, retratada na pintura adquirida em Londres, por Medeiros e Almeida, em 1958, era filha de John, 2º conde de Hopetoun. Pousou para Romney ainda solteira, com 23 anos.

Romney retratou Lady Jane sobre fundo escuro, trajando camisa branca sobre a qual é visível um corpete em tonalidade escura e um fichu (xaile) com laço. O cabelo ondulado cai solto de dentro de um toucado branco que completa a indumentária segundo figurino do último quartel do século XVIII. Ao pescoço, usa fio dourado que dá três voltas, com pedra.

Em 1793, Jane casou-se com Henry Dundas, 1º visconde de Melville, e em 1814 voltou a casar-se com o 1º barão Wallace. Morreu em 1829, aos 62 anos.

Para a execução deste retrato, Lady Jane terá apenas posado duas vezes: a primeira em setembro de 1789 e a segunda em fevereiro do ano seguinte, o que de alguma maneira acabou por se refletir no aspecto inacabado que a obra apresenta.

A pintura tem uma moldura de época em talha dourada e vazada.

 

Proveniência:

De acordo com a documentação, a pintura pertenceu à coleção de Charles Hope, Lord Granton (1763-1851), que vivia em Granton, Midlothian, Escócia. Entre muitos outros cargos, foi Lord Presidente da Sessão das Cortes entre 1811 e 1836. A sua mulher, Lady Charlotte Hope (casamento em 8 de agosto de 1793), era irmã da retratada – Lady Jane Hope -, filhas de John Hope, 2º Conde Hopetoun (1704-1781) e da segunda e da primeira mulher respectivamente.

A pintura foi vendida em leilão da Christie’s a 9 de maio de 1896, lote 141, por £1,260, para uma coleção privada em Boston, Massachusetts (Mrs H. C. Knapp?) e, posteriormente, Arthur Tooth, negociante de arte em Londres e Nova Iorque (5&6, Haymarket, S.W., London e 295, Fifth Avenue, New York), adquire-a em 1901 por £ 1,760, para uma família de New England nos Estados Unidos da América.

Desconhece-se como o retrato chegou à posse do antiquário John Mitchell (25, Old Burlington Street), de Londres, onde foi adquirido por Medeiros e Almeida a 31 outubro de 1958, por £2,500.

 

 

A Casa-Museu Medeiros e Almeida agradece a confirmação de atribuição, gentilmente disponibilizada pelo investigador e autor do catálogo raisonné do artista, Alex Kidson, da Romney Society (maio 2017).

 

Cristina Carvalho

Casa-Museu Medeiros e Almeida

 

NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt

 

Bibliografia

KIDSON, Alex – George Romney 1834-1802. Londres: National Portrait Gallery, 2002.

KIDSON, Alex – George Romney A Complete Catalogue of his Paintings (3 vols.). New Haven e Londres: Yale University Press, 2015.

https://www.romney-society.org.uk/bibliography.html

Autor

George Romney (1734-1802)

Data

C. 1790

Local, País

Inglaterra

Materiais

Óleo sobre tela

Dimensões

Alt.74cm X Larg.61,5cm

Category
Destaque