“Vista de Stirling com o rio Forth” Jane Nasmyth

Paisagem apresentando uma vista distante da cidade de Stirling na Escócia, apresentando em primeiro plano duas árvores enquadrando um grupo de pessoas e um caminho que leva a um vale onde pastam animais. Ao fundo um lago e montanhas envoltas em neblina. Perdominância de tons castanhos e dourados.

Moldura em madeira dourada e entalhada.

Jane Nasmyth (1788-1867)  nasceu em Edimburgo, Escócia onde trabalhou e morreu. Era filha e aluna do pintor de paisagem e retratista escocês Alexander Nasmyth (1758-1840) e irmã de Patrick Nasmyth (1787-1831) tendo por isso integrado a Nasmyth School criada por seu pai. Encorajada por seu pai tornou-se uma paisagista notável tendo participado em diversas exposições tanto na Escócia como em Inglaterra conservando-se obra sua em museus como o Victoria and Albert Museum.

No âmbito do estudo da sua coleção de pintura inglesa, a Casa-Museu contactou um perito nesta área que gentilmente confirmou a atribuição desta obra:

A vista na Escócia por Jane Nasmyth penso, pretende ser uma vista distante de Stirling com o rio Forth. Os Nasmyth no geral produziram tratamentos fantasiosos e idealizados deste tipo de cenário “clássico” – só quando pintavam motivos “calmos” como o vosso outro Nasmyth (Patrick), é que eram mais naturais. (tradução livre da autora)

“…The view in Scotland by Jane Nasmyth I think is meant to be a distant view of Stirling with the River Forth. The Nasmyths on the whole produced rather fanciful, idealised treatments of this type of ‘classic’ scenery – only when they painted ‘quiet’ motifs, like your other Nasmyth, were they more natural.” Alex Kidson, The Romney Society.

Proveniência

A pintura foi adquirida por Medeiros e Almeida na casa Leggat Brothers (30 St. James Street) em Londres a 26 de Junho de 1948, por £ 200.

Nota: A Casa-Museu agradece a generosa contribuição na confirmação da atribuição desta obra ao historiador de arte Alex Kidson da Romney Society, Londres.

NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt

Jane Nasmyth (1788-1867)

Inícios séc. XIX