“Ponte Augusto sobre o rio Marecchia” Richard Wilson

De origem galesa, Richard Wilson (1713/14 – 1782) foi um dos maiores pintores da sua geração em Inglaterra. Inicialmente dedicado ao retrato, género de sucesso neste país no século XVIII, foi no entanto, enquanto paisagista que se notabilizou. Dedicou-se a este tipo de pintura após uma estadia de sete anos em Itália, onde conheceu paisagistas italianos e franceses como Zucarelli e Vernet passando então a reproduzir a paisagem italiana.

Do seu périplo fazem parte cidades como Veneza, Roma, Tivoli e Nápoles que retratou inúmeras vezes, tendo a sua pintura atingido grande popularidade entre os viajantes do Grand Tour que assim, levavam uma recordação da sua experiência.

No regresso a Inglaterra, Wilson abre um atelier em Londres, que atinge grande sucesso com a pintura de paisagem.  Foi membro fundador da Society of Arts, fundada em 1754 bem como da Royal Academy of Arts instituição criada em 1768.

A pintura adquirida em 1948 e erroneamente chamada A Ponte sobre o Rio Rossini, retrata uma paisagem italiana do período em que Wilson viveu em Itália. Na realidade,  figura a ponte de Augusto sobre o rio Marecchia em Rimini, existindo mais três versões designadas por: A Ponte de Augusto em Rimini. Foi iniciada em 14dC pelo imperador Augusto e concluída em 21 por Tibério, daí a sua designação por ponte de Tibério. Realizada em pedra da Ístria, é constituída por cinco arcos e nichos nos pilares. No interior possui passeios e tem uma placa evocativa dos dois imperadores e data do início e fim dos trabalhos. Toda a estrutura está apoiada em palafitas. Considerado um dos melhores exemplares da engenharia romana, conseguiu sobreviver até à actualidade malgrado as vicissitudes por que passou.

Retrata ainda uma cena de quotidiano, três figuras lavam roupa na margem e no leito do rio, enquanto duas outras (uma delas a cavalo) atravessam a ponte.

A pintura não está assinada.

Autenticação

Na senda do estudo das coleções da Casa-Museu foi contactado um perito em pintura inglesa que confirmou a atribuição a R. Wilson e corrigiu o nome da pintura:

“…The Richard Wilson looks authentic but the title is incorrect. There is no Rossini River. The bridge is the Ponte d’Augusto over the Marecchia River at Rimini. Your painting is listed in the catalogue Richard Wilson by W. G. Constable, page 212.” Alex Kidson, The Romney Society.

O Richard Wilson parece autêntico mas o título está incorrecto. Não existe um rio Rossini. A ponte é a ponte de Augusto sobre o rio Marecchia em Rimini. A vossa pintura está listada no catálogo Richard Wilson por W.G. Constable, pag.212. Alex Kidson, The Romney Society (tradução livre da autora)

Proveniência

De acordo com a documentação, a pintura pertenceu à colecção de David Bromilow Esq. (1809-1898), High Sheriff de Leicestershire, Bitteswell Hall, Lutterworth, Leicestershire tendo sido herdada pela filha, Julia Harriet Mary Bromilow Jary que a vendeu em 19 Julho 1927;
Pertenceu de seguida a diversos antiquários: Thos. Agnew and Sons (Bond Street), Londres; Leggat Brothers (30 St. James Street), Londres e Scott and Fowles (680 Fifth Av.), Nova Iorque (nº782). Este último dealer vendeu-a a J.E. Aldred um colecionador de Nova Iorque tendo de seguida sido vendida na Parke Bernet, Nova Iorque, em Maio de 1946 (nº127).
Finalmente a pintura foi adquirida por Medeiros e Almeida na casa Leggat Brothers (30 St. James Street) em Londres, a 26 de Junho de 1948, por £ 850.

Cristina Carvalho

NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt

Richard Wilson (1714-1782)

c. 1714-1782