Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio. Uma colecção em foco.

Exposição temporária

Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio.

Uma colecção em foco.

Curadoria: Joana D’Oliva Monteiro

Inauguração: 4 Fevereiro – 18h

Patente: 5 – 28 Fevereiro

“Iniciada em 1953, coincidindo com o ano do casamento de Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, família oriunda de Alcobaça, a coleccção em foco é composta por mais de 5000 peças inscritas num arco cronológico compreendido entre os séculos XIV e a actualidade.

O seu acervo engloba diversos núcleos, desde Cerâmica, Pintura, Escultura, Ourivesaria, Mobiliário, Joalharia e Têxteis, cujos exemplares foram adquiridos em leiloeiras de referência e pertenceram a reputadas colecções de arte privadas nacionais.

É contudo na Cerâmica Portuguesa, o núcleo mais numeroso e de singular coerência e unidade, que as atenções se têm centrado, ocupando lugar de destaque a cerâmica produzida na região de Alcobaça, que reúne 2000 peças que vão desde a fundação da primeira fábrica, em 1875, até à actualidade.

Não se esgotando esta singular colecção na Cerâmica Portuguesa, e posto que a sua vitalidade se revela igualmente noutros domínios, também eles merecedores de um olhar e estudo atentos, tal ditou o argumento que preside esta exposição, apostada em sinalizar a sua versatilidade, ao agregar outras categorias – tapeçaria flamenga, escultura e pintura sacra, arte contemporânea portuguesa e brasileira, joalharia, colchas de chita – que reflectem a singularidade das escolhas e do gosto dos coleccionadores.”

Joana d’Oliva Monteiro

Curadora

Sala de Exposições Temporárias

5 - 28 Fevereiro