PAUSA DO MÊS OUT-DEZ 2023

Pausa do Mês

2ª e 4ª quinta-feira do mês, 13h30
Visitas guiadas gratuitas de 30 minutos acerca de uma peça em destaque.

Anunciamos o programa para o terceiro trimestre de Pausas do Mês de 2023:

PM out23

Fausto Sampaio: 14 obras em reserva
12 e 26 de outubro

De Anadia, sua terra natal, percorrendo Portugal de norte a sul, a Paris, Goa e Macau, Fausto Sampaio (1893-1956) traz “novos temas e novas paisagens” à pintura portuguesa. A coleção do museu integra 14 pinturas de sua autoria, conservadas nas reservas e nos gabinetes administrativos da nossa instituição. Surge agora oportunidade de as estudar e apresentar ao público pela primeira vez.

PM nov23

O aparato das horas
9 e 23 de novembro

Assinado Bapst et Falize e Leroy et Fils, reputados joalheiros e relojeiros parisienses, o relógio de mesa em prata finamente cinzelada e esmaltes, destacou-se na Exposição Universal de Paris de 1889. De gosto revivalista, a peça simula um edifício de cariz renascença decorado por simbologia retirada da mitologia clássica, alusiva à passagem do tempo. Em novembro vamos contar-lhe a sua história.

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

Um faqueiro inglês de prata, modelo “King”
14 e 28 de dezembro

O modelo “King”, criado nas primeiras décadas do século XIX pelos ourives John e Henry Lias, é considerado um dos padrões mais populares e reconhecíveis do design britânico de talheres. Em outubro de 1951, António de Medeiros e Almeida adquire em Londres um faqueiro constituído por 145 peças em prata com este padrão. Alguns destes exemplares estão atualmente em exposição na Sala de Jantar do Museu, lugar onde em tempos terão sido usados em ocasiões especiais.

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

Descarregue AQUI o nosso folheto!