BRILHO DA MEMÓRIA

A laca como material artístico

12, 19 e 26 de outubro (quintas-feiras), 17h – 20h
Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41. 1250-194 Lisboa

ATENÇÃO: Devido às condições meteorológicas adversas, a sessão de dia 19 de outubro será adiada, com o seu reagendamento a combinar entre a formadora e os participantes durante a sessão de 26 de outubro. Lamentamos qualquer inconveniente!

O workshop “Brilho da Memória. A laca como material artístico” tem como objetivo divulgar o uso da laca como material artístico, e sensibilizar os seus participantes acerca das suas diferentes aplicações e desafios na sua conservação. Pretende-se dar a conhecer a história do uso da laca em países orientais, e da importação de objetos lacados para países ocidentais, tendo Portugal e as peças da coleção de laca chinesa do Museu Medeiros e Almeida como foco. Esta ação de formação, através da sua componente teórico-prática, pretende também, promover o exercício da memória dos seus participantes, e as relações interpessoais. O workshop visa a formação pessoal contínua de participantes das mais diversas áreas, que já deixaram a vida profissional ativa.

Workshop - Brilho da memória

Descarregue aqui o programa completo!

Valor de inscrição: 100€

A partir de 4 de setembro, através do endereço info@museumedeirosealmeida.pt
Pagamento no ato de inscrição (3 sessões)
O workshop decorrerá com um mínimo de 6 e um máximo de 12 participantes
Levantamento do bilhete/fatura na primeira sessão do workshop

Formadora

Maria João Petisca

Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território

Trabalha como conservadora-restauradora de mobiliário desde 1998, tendo-se especializado em mobiliário lacado desde 2002. Em 2001, completou a Licenciatura em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Em 2009, concluiu o Mestrado de Artes Decorativas na Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou em diversos projetos para o estudo e conservação de laca chinesa nomeadamente no antigo Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa; na Preservation Society of Newport County, Rhode Island; e no Winterthur Museum, Delaware. Em 2019, concluiu o doutoramento em Preservation Studies pela University of Delaware, tendo lecionado várias ações de formação na área desde então. É investigadora colaboradora do Instituto de História da Arte / NOVA-FCSH, desde 2021.