Núcleo Expositivo “Diálogos de Coleções”

Há um fio condutor que liga as peças da exposição “Personal and Precious. Canecas Chinesas da Coleção Sapientia” às da coleção do Museu Medeiros e Almeida. Este novo pequeno núcleo expositivo, “Diálogos de Coleções“, é constituído por peças do Museu de diferentes tipologias e aborda estas relações, cruzando formas, materiais, decorações, cores, técnicas, funções, datações e localizações.

O diálogo entre as duas coleção estabelece-se através de peças chinesas e europeias que se “vestem” à maneira da China com motivos de peónias, crisântemos, pássaros, borboletas, carpas e cenas do quotidiano, ou “à europeia” com heráldica, retratos, símbolos maçónicos, paisagens, mitologias…
Do azul e branco às paletas polícromas de verdes, vermelho‑ferro, rosas, amarelo e preto, às pinceladas de dourado, a cor explode por todas as peças.
Esta miscelânea de objetos aborda diferentes contextos sociais, culturais e económicos que importa descobrir.

Participe nas visitas guiadas à exposição, e venha descobri-las!

VISITAS GUIADAS

INSCRIÇÕES ABERTAS!