A PAUSA DO MÊS

Visitas guiadas gratuitas
2ªs e 4ªs quintas-feiras do mês, 13h30

Regressamos em setembro com as nossas habituais conversas de 30 minutos com as conservadoras do museu acerca de uma peça em destaque, dando a conhecer a sua proveniência, as suas histórias e outras curiosidades.

SETEMBRO 2022 – dias 8 e 22, 13h30

Mosquetes de roda

O Museu possui nas suas reservas um eclético conjunto de armas brancas e de fogo.
Entre estas, destacamos dois mosquetes de aparato, testemunhos do engenhoso mecanismo idealizado por Leonardo da Vinci, que constituiu o principal meio mecânico de disparo ao longo dos séculos XVI e XVII: o sistema de roda.

Leia AQUI o texto da PEÇA EM DESTAQUE deste mês!

Mosquetes de roda

Mosquete de roda. Alemanha, c. 1650-1710. Aço, ferro, latão dourado, madeira de nogueira e marfim.
Mosquete de roda. Viena (Áustria), 1726-1758. Aço, ferro, latão dourado, madeira de nogueira e ouro.