“Veritas – A Verdade desvelando-se” Destaque Agosto 2011

Destaque Agosto de 2011

“Veritas – A Verdade desvelando-se”

Uma das mais populares esculturas da coleção é a estátua de uma jovem que personifica a “Verdade”. A razão de tanta atenção, não bastasse a beleza da figura feminina, é o véu que lhe cobre parcialmente o rosto, tronco e pernas que, sendo esculpido em mármore, se apresenta transparente, diáfano, caindo em naturais pregueados tal como se do mais leve tecido se tratasse.

Estátua em mármore branco (estatuário),  representando uma mulher seminua parcialmente coberta por um véu transparente, encostada a uma pequena coluna onde apoia a mão esquerda. Sobre a cabeça e tronco, esta enverga um véu que a personagem levanta com a mão direita. O trabalho do véu é notável, sendo a sua “transparência” reveladora das qualidades estética e técnica do autor. Aos pés, uma serpente enrolada e uma máscara que a personagem pisa com o pé esquerdo. A figura ergue-se sobre uma base onde surge a  inscrição VERITAS bem como a assinatura do autor na parte de trás: “R. Monti”.

A estátua assenta sobre pedestal de mármore preto circular com base quadrada.

Trata-se da representação, em tamanho natural, de Veritas, deusa da verdade na mitologia romana, filha de Saturno e mãe de Virtude. A deusa levanta o véu numa simbologia de revelação da verdade e pisa uma máscara como recusa da mentira. A serpente significa o mal.

Em Itália, no início do século XVIII, as esculturas com figuras cobertas por véus alcançaram grande popularidade, já que não só respondiam aos gostos dos encomendantes como também supunham uma oportunidade para o artista demostrar a sua perícia. Na segunda metade do século XIX este motivo será retomado por artistas como reacção ao academicismo neoclássico, mas também devido ao redescobrimento dos aspectos realistas do retrato barroco.

A escultura foi executada pelo escultor Raffaelle Monti em 1853, após ter realizado outras duas estátuas com véu que obtiveram grande êxito. Sabe-se que esta esteve exposta na Royal Academy of Arts em Londres e, possivelmente, uma cópia esteve no Crystal Palace de Sydenham, mas a sua história perde-se por completo até ser adquirida por Medeiros e Almeida em 1972.

O escultor:

Raffaelle Monti, nasce em Iseo, cantão de Ticinio, Suíça, em 1818, e morre em Londres a 16 de Outubro de 1881. Formou-se com o seu pai, o escultor italiano Gaetano Matteo Monti (1750-1827), e com Pompeo Marchesi na Accademia di Belle Arti de Brera, em Milão, ganhando uma medalha de ouro com a sua escultura de grupo Alexandre domando o Bucéfalo.

Trabalhou em Viena e Budapest, voltando novamente a Milão onde, em 1846, depois de visitar o seu estudo, o Duque de Devonshire lhe encomenda uma “estátua com véu”, Veiled Vesta Virgin, que será enviada para Compton Place (Eastbourne, Sussex) no ano seguinte.

Após uma primeira visita a Inglaterra regressa a Itália, onde foi chefe da Guarda Nacional durante as revoluções de 1848 e, posteriormente, regressa a Londres onde se instala definitivamente alcançando um êxito notável.

Monti participa na Grande Exposição de 1851 com três esculturas – Veiled Vestal Virgin (Devonshire Collection), Eve after the Fall (uma versão no Victoria and Albert Museum) e A Circassian Slave in the Market-place at Constantinopla (Wallace Collection). Quando o Crystal Palace é transferido para Sydenham em 1853, realizará diversas esculturas para o palácio e os jardins, entre as quais uma Veritas. Entre 1853 e 1860, em três ocasiões, obras suas são incluídas na exposição anual da Royal Academy of Arts.

Trabalhou também em escultura tumular – como o monumento a Lady de Mauley em Gloucestershire, de 1848 – escultura arquitectónica – destacando-se o relevo do arco do proscénio da Royal Opera House de Londres – e colaborou com a Copeland Statuary Porcelain na produção de figuras de porcelana, com a C.F.Hancock no desenho de pratas e com a Elkington & Co. no desenvolvimento do novo método da galvanização que foi usado na realização da estátua equestre de Charles Stewart, 3º Marquês de Londonderry, inaugurada em 1861 em Durham.

Monti não restringiu porém a sua actividade aos diferentes campos da escultura e das artes decorativas; também colaborou com a Gazette de Beaux-Arts como correspondente em Londres entre 1859 e 1861 e deu palestras no seu atelier de Londres.

“Displaying Victorian Sculpture”

A escultura foi analisada em Outubro de 2011 pela Dr. Claire Jones, investigadora responsável do projeto “Displaying Victorian Sculpture” das Universidades de York e Warwick, Inglaterra que confirmou a autenticidade da obra de Monti tendo porém levantado algumas dúvidas quanto à sua qualidade, nomeadamente quanto ao trabalho de transição das áreas onde existe véu e sem véu no rosto ou quanto à falta de definição nos pés, máscara e serpente:

O projeto entregou à Casa-Museu documentação sobre o autor, nomeadamente o artigo:  “Sculpture by Gaetano and Raphael Monti“, no publicado The Fine Arts Journal : a weekly record of painting, architecture, music, the drama, and polite literature; em 12 de Junho de 1847 (1, 32; British Periodicals pg.503), um registo das peças exibidas por Monti na Royal Academy (1768, Summer exhibition), nomeadamente a Veritas bem como no Crystal Palace em Sydenham:

Página do projeto: https://www.york.ac.uk/history-of-art/victorian-sculpture/#tab-1

Proveniência

A estátua esteve exposta na Royal Academy of Arts de Londres em 1853.
Foi adquirida por Medeiros e Almeida ao antiquário Crowther of Syon Lodge (Isleworth, Middlesex) em Inglaterra, a 3 de Março de 1972, por £ 5.852

Nota: A Casa-Museu agradece as informações prestadas e documentação facilitada pela investigadora Claire Jones da Universidade de York, Inglaterra.

Samantha Coleman Aller

Bibliografia

WARD-JACKSON, P., Raffaelle Monti biography, in: Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press and online
A Biographical Dictionary of Sculptors in Britain 1660-1851, ed.I.Roscoe