“Veritas” Raffaelle Monti

Estátua em mármore branco (mármore estatuário),  representando uma mulher seminua parcialmente coberta por um véu transparente, encostada a uma pequena coluna onde apoia a mão esquerda. Sobre a cabeça e tronco, um véu que a personagem levanta com a mão direita. O trabalho do véu é notável, sendo a sua “transparência” reveladora das qualidades estética e técnica do autor. Aos pés, uma serpente enrolada e uma máscara que a personagem pisa com o pé esquerdo. A figura ergue-se sobre uma base onde surge a  inscrição VERITAS bem como a assinatura do autor e data na parte de trás: R. Monti 1853“.

A estátua assenta sobre pedestal de mármore preto circular com base quadrada.

Trata-se da representação, em tamanho natural, de Veritas, deusa da verdade na mitologia romana, filha de Saturno e mãe de Virtude. A deusa levanta o véu numa simbologia de revelação da verdade e pisa uma máscara como recusa da mentira. A serpente significa o mal.

Em Itália, no início do século XVIII, as esculturas com figuras cobertas por véus alcançaram grande popularidade, já que não só respondiam aos gostos dos encomendantes como também supunham uma oportunidade para o artista demostrar a sua perícia. Na segunda metade do século XIX este motivo será retomado por artistas como reacção ao academicismo neoclássico, mas também devido ao redescobrimento dos aspectos realistas do retrato barroco.

A escultura foi executada pelo escultor Raffaelle Monti em 1853, após ter realizado outras duas estátuas com véu que obtiveram grande êxito. Sabe-se que esta esteve exposta na Royal Academy of Arts em Londres e, possivelmente, uma cópia esteve no Crystal Palace de Sydenham, mas a sua história perde-se por completo até ser adquirida por Medeiros e Almeida em 1972.

O escultor:

Raffaelle Monti, nasce em Iseo, cantão de Ticinio, Suíça, em 1818, e morre em Londres a 16 de Outubro de 1881. Formou-se com o seu pai, o escultor italiano Gaetano Matteo Monti (1750-1827), e com Pompeo Marchesi na Accademia di Belle Arti de Brera, em Milão, ganhando uma medalha de ouro com a sua escultura de grupo Alexandre domando o Bucéfalo.

Trabalhou em Viena e Budapest, voltando novamente a Milão onde, em 1846, depois de visitar o seu estudo, o Duque de Devonshire lhe encomenda uma “estátua com véu”, Veiled Vesta Virgin, que será enviada para Compton Place (Eastbourne, Sussex) no ano seguinte.

Após uma primeira visita a Inglaterra regressa a Itália, onde foi chefe da Guarda Nacional durante as revoluções de 1848 e, posteriormente, regressa a Londres onde se instala definitivamente alcançando um êxito notável.

Monti participa na Grande Exposição de 1851 com três esculturas – Veiled Vestal Virgin (Devonshire Collection), Eve after the Fall (uma versão no Victoria and Albert Museum) e A Circassian Slave in the Market-place at Constantinopla (Wallace Collection). Quando o Crystal Palace é transferido para Sydenham em 1853, realizará diversas esculturas para o palácio e os jardins, entre as quais uma Veritas. Entre 1853 e 1860, em três ocasiões, obras suas são incluídas na exposição anual da Royal Academy of Arts.

Trabalhou também em escultura tumular – como o monumento a Lady de Mauley em Gloucestershire, de 1848 – escultura arquitectónica – destacando-se o relevo do arco do proscénio da Royal Opera House de Londres – e colaborou com a Copeland Statuary Porcelain na produção de figuras de porcelana, com a C.F.Hancock no desenho de pratas e com a Elkington & Co. no desenvolvimento do novo método da galvanização que foi usado na realização da estátua equestre de Charles Stewart, 3º Marquês de Londonderry, inaugurada em 1861 em Durham.

Monti não restringiu porém a sua actividade aos diferentes campos da escultura e das artes decorativas; também colaborou com a Gazette de Beaux-Arts como correspondente em Londres entre 1859 e 1861 e deu palestras no seu atelier de Londres.

“Displaying Victorian Sculpture”

A escultura foi analisada em Outubro de 2011 pela Dr. Claire Jones, investigadora responsável do projeto “Displaying Victorian Sculpture” das Universidades de York e Warwick, Inglaterra que confirmou a autenticidade da obra de Monti tendo porém levantado algumas dúvidas quanto à sua qualidade, nomeadamente quanto ao trabalho de transição das áreas onde existe véu e sem véu no rosto ou quanto à falta de definição nos pés, máscara e serpente:

O projeto entregou à Casa-Museu documentação sobre o autor, nomeadamente o artigo:  “Sculpture by Gaetano and Raphael Monti“, no publicado The Fine Arts Journal : a weekly record of painting, architecture, music, the drama, and polite literature; em 12 de Junho de 1847 (1, 32; British Periodicals pg.503), um registo das peças exibidas por Monti na Royal Academy (1768, Summer exhibition), nomeadamente a Veritas bem como no Crystal Palace em Sydenham:

Página do projeto: https://www.york.ac.uk/history-of-art/victorian-sculpture/#tab-1

Proveniência

A estátua esteve exposta na Royal Academy of Arts de Londres em 1853.
Foi adquirida por Medeiros e Almeida ao antiquário Crowther of Syon Lodge (Isleworth, Middlesex) em Inglaterra, a 3 de Março de 1972, por £ 5.852

Nota: A Casa-Museu agradece as informações prestadas e documentação facilitada por Claire Jones da Universidade de York, Inglaterra.

Samantha Coleman Aller

Bibliografia

WARD-JACKSON, P., Raffaelle Monti biography, in: Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press and online
A Biographical Dictionary of Sculptors in Britain 1660-1851, ed.I.Roscoe