Seesaw – Sofia Pidwell

Seesaw

Sofia Pidwell

Exposição Temporária SEESAW – Sofia Pidwell

 

Inauguração: 16 Junho – 18.30h/22h
Patente até: 27 Agosto

 

O projeto no espaço de exposições temporárias da Casa Museu Medeiros e Almeida, prevê um envolvimento entre o espaço, as peças da artista e os vistitantes da Casa Museu.

 

Sofia Pidwell trabalha a partir dos espaços e para os espaços; depois do reconhecimento do espaço físico onde vai expor e da sua envolvência, começa a desenvolver o projeto e a materializá-lo.

 

Neste caso, Sofia olha o espaço não somente como o local de exposição da coleção da Casa Museu mas também, o espaço como um todo, como um museu que é visitado por pessoas que, por sua vez, estão predispostas a envolver-se na história que o museu lhes conta.

 

É a partir desse princípio que Sofia pretende levá-las, não só a envolverem-se no espaço exterior a elas mas a entrarem também no seu espaço interior. Isto vai acontecer através de sugestões que vão ser apresentadas pelas peças que a artista desenvolveu, através do percurso do visitante ao longo da sala de exposições temporárias da Casa Museu. O visitante é convidado a participar de uma forma ativa no espaço.

 

BIO
Sofia Pidwell, licenciou-se em publicidade e, desde 2004, após formação em desenho e em pintura, passou a dedicar-se às Artes Visuais.

 

Realizou várias exposições coletivas, tendo apresentado a sua primeira exposição individual em 2009 na Casa Museu da Fundação Medeiros e Almeida.
Em 2013, foi nomeada para os prémios Amadeu de Souza Cardoso e para a Bienal de Cerveira. No ano seguinte, expôs em conjunto (a 4 mãos) com o artista plástico angolano Yonamine, no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva.

 

Em Outubro de 2014, foi selecionada pela GAU-Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa para participar na Mostra Anual de Arte Urbana, onde participou com um painel no Largo do Oliveirinha em Lisboa: “… no sexto painel, Sofia traçou a sua proposta, quase como um bordado: delicada e pacientemente com marcadores de diferentes espessuras mas de uma só cor. Formas orgânicas cujo contorno a negro evolui com a inspiração da artista e se destacam na superfície branca, possibilitam diversas leituras e convidam-nos a imaginar ainda mais desenhos e caminhos”.

 

Em Maio 2015, Sofia participou numa exposição coletiva de desenho, com a participação de três artistas brasileiros e uma artista belga – Paulo Climachauska, Nazareno Rodrigues, Renato Leal e Amelie Bouvier – esta exposição coletiva teve como curadora Maria de Fátima Lambert e realizou-se no Museu das Comunicações em Lisboa. Em Fevereiro de 2016, este mesmo grupo de artistas e a mesma Curadora expuseram no SESC em São Paulo (Brasil).

 

TEXTO DE JOÃO CARAÇA

http://www.sofiapidwell.pt/
http://www.sp-editions.pt/

Local

Sala de Exposições Temporárias

Data

16/06/2016 - 31/08/2016

Horário

13:00 — 17:30

Preço

Entrada Livre

Category
Exposições Temporárias