Ripado: Uma Visão Atual da Iconologia Clássica

2 – 12 Março

Inauguração: 1 Março / 18.30 h
Sala de Exposições Temporárias

Exposição de pintura em que apresenta um conjunto de trabalhos baseados na compilação sobre a iconologia de Cesare Ripa.

Parece que foi nos seus tempos livres que Cesare Ripa (Perugia c. 1560, Roma c. 1622) se lançou na odisseia da sua Iconologia, publicada pela primeira vez em 1593. Pretendeu nesta obra de grande fôlego, compilar as representações iconográficas dos traços da natureza humana e da própria existência, com base nas fontes clássicas Gregas, Romanas e Egípcias. Ripa detalhou com grande profundidade as descrições verbais e alegóricas das virtudes, vícios, paixões, artes e ciências, para que pudessem servir de base para a oratória, os poemas e a arte.

É esta paleta que Fátima Mateus (n. 1965) utilizou para nos brindar com a exposição que temos oportunidade de apreciar agora, no magnifico ambiente da Casa-Museu Medeiros e Almeida. A artista efabulou partindo do simbolismo proposto por Ripa, desenvolvendo uma narrativa plástica intemporal, com recurso à técnica mista e à sobreposição cromática, criando uma obra coerente que nos transporta através dos ícones para a essência dos arquétipos que escolheu. Fátima Mateus trabalhou a força dos elementos ar e fogo como a génese de onde vemos emergir virtudes, figuras mitológicas e condições humanas, que se perpetuam na imparável máquina do mundo.

Eduardo Pinheiro

Nota biográfica

Fátima  Mateus, nasceu a 13 de Outubro de 1965, em Azeitão. A sua infância foi passada na Holanda de onde se viria a mudar, em 1977 para Estremoz, Alentejo, local onde viveu e trabalhou até 2011, altura em que também por motivos profissionais se mudou para Lisboa. Vive e trabalha em Alcântara.

Nos anos 80 tirou um curso de restauro de porcelanas e faianças e fez também alguma fotografia.

Tendo desenhado toda a sua vida, dedicou-se à pintura que se tornou, em 1994, na sua única e verdadeira profissão.

As suas obras estão espalhadas por todo o mundo em colecções privadas e públicas.

Consulte aqui o CV

Sala das Exposições Temporárias