Leque plissado “A Vidente”, 1770-90

FMA 3447

Leque plissado com folha de seda pintada e bordada a lantejoulas douradas, repartida em cinco reservas, característico do último quartel do século XVIII e do estilo Luís XVI.

A reserva central, de maiores dimensões, encontra-se pintada segundo uma temática abordada por alguns dos mais notáveis artistas do século XVIII, como Boucher, Pater ou Leprince. As figuras que a protagonizam são invariavelmente uma vidente e uma senhora em ricos trajes que estende a palma da mão para que lhe seja lida a sua sorte. A cena aqui representada poderá ter-se inspirado na pintura de Boucher, “La diseuse de bonne aventure”, do primeiro quartel do século XVIII (Musée National des Châteaux de Versailles et de Trianon – Palais de Versailles, Inv. 2722).

À direita da figura da vidente encontra-se uma inscrição parcialmente ilegível, “… lire sur les yeux”, “… 1785 … 1786” (?), que poderá indicar a data de manufatura deste leque (1785-86?).

De destacar também a esplêndida armação em tartaruga, repartindo-se a sua decoração em três reservas com cenas galantes e figuras infantis aladas.

Proveniência:

Leilão da Sotheby’s & Co., Londres, 26 de fevereiro de 1968 (lote 162).

Joana Ferreira
Museu Medeiros e Almeida

Bibliografia:

Joconde – Ministère de la Culture et de la Communication, Portail des collections des musées de France. http://www.culture.gouv.fr/documentation/joconde/fr/pre.

Desconhecido

França

Seda, guache, lantejoulas, madeira, tartaruga, metal dourado, prateado e acobreado, mica e pedraria

Alt. 28,5cm x Larg. 53,5cm ;
N.º de varetas: 16 + 2 guardas;