João Silvestre de Almeida, 1916

João Silvestre de Almeida
Nasceu na Ilha de São Miguel, Açores a 22 de Outubro de 1866. Muito cedo mudou-se para Lisboa onde, com explicações a jovens estudantes, financiou o seu curso de medicina.

O grande sucesso que obteve como clínico desde o inicio da carreira levou a que fosse convidado para ser médico da Corte, cargo que não chegou a ocupar.

Paralelamente, dedicou-se aos negócios que lhe permitiram fazer uma considerável fortuna, entre outros, a construção do Elevador de Santa Justa, no centro de Lisboa, e a criação de “ A Tabaqueira”, companhia que fundou conjuntamente com Alfredo da Silva, de quem era amigo.

Casou em 1894 com Maria Amélia de Medeiros, também natural de São Miguel, com quem teve três filhos: António (1895-1986), Conceição (1897-1971) e Gustavo (1898-1955).

Faleceu em Sintra em 1936, aos 70 anos.

As famílias do retratado e do pintor eram amigas, para além dos passeios a Sintra, realizavam animadas de tertúlias culturais na residência de João Silvestre na Rua Mouzinho da Silveira, nº 12 em Lisboa, onde existem murais da autoria de Veloso Salgado.

José Maria Veloso Salgado:
Pintor espanhol natural de Ourense, mudou-se para Portugal em 1875, tendo-se naturalizado português em 1887. Pintor naturalista, de história, de paisagem e retratista, é considerado um dos melhores pintores da segunda geração do naturalismo português.

Diplomado em Pintura, pela Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa em 1887, foi bolseiro do estado em 1888 na École des Beaux-Arts de Paris, onde foi aluno de J. de Chavez Y Ortiz, Cabanel, Cormon e Delaunay.

Apresentou-se nos Salons de Paris onde ganhou diversas medalhas entre 1891 e 1900. De regresso a Lisboa em 1895, foi professor das cadeiras de Pintura e de História na Academia de Belas-Artes.

Expôs diversas vezes em Portugal e no estrangeiro. Morreu em 1945, depois de uma longa carreira.

Exposições:
“José Simões de Almeida e José Veloso Salgado”, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1939
“Veloso Salgado 1864-1945” – Museu do Chiado, antiga Escola Médica do Campo de Santana (atual Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, Setembro – Novembro de 1999

Bibliografia:
SANTOS, Rui Afonso, Veloso Salgado: 1864-1945, Museu do Chiado, Lisboa: Instituto Português de Museus, 1999
VILAÇA, Teresa; Um Tesouro na Cidade. Lisboa: Fundação Medeiros e Almeida, 2002

José Veloso Salgado (1864-1945)

Ano

1916

Portugal, Sintra

Óleo sobre tela

62,5cm. X 54,5 cm.

Detalhes

Assinado “J V Salgado” (canto superior esquerdo). Datado “Cintra 1916” (canto superior direito). Retrato do Dr. João Silvestre de Almeida (1866-, pai de António Medeiros e Almeida aos 50 anos.

Proveniência

Herdado por Medeiros e Almeida da herança de seu Pai; João Silvestre de Almeida