João de Almeida – Arquitetura, Design, Pintura

Prolongada até 2 de Fevereiro

A Casa-Museu Medeiros e Almeida apresenta uma exposição retrospetiva da obra de João de Almeida (n.1927), um arquiteto envolvido nos movimentos da arquitetura portuguesa na segunda metade do século XX.

Patente entre 14 de novembro de 2012 e 12 de janeiro do próximo ano, a exposição inclui arquitetura religiosa e civil, design de ourivesaria sacra e mobiliário e pintura, áreas onde João de Almeida se destacou.

Press Release:
Comemorando 60 anos de arquitectura e design e 10 anos de pintura, a exposição irá percorrer a obra do Arquitecto João de Almeida com recurso a maquetes, plantas, peças, desenhos e pinturas. No campo da arquitetura destacam-se dois momentos:

As obras realizadas no âmbito do MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1952-1965) como a Igreja de Sto António de Moscavide (1956, em colaboração com o Arquitecto António Freitas Leal) e a Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes em Paço de Arcos (1967).

As obras civis, que incluem dois Prémios Valmor – o edifício nº 107-109 da Rua do Século de 1990 – bem como a renovações do Museu Nacional de Arte Antiga (1994) e da Câmara Municipal de Lisboa (1998).

No campo do Design, destacam-se peças de ourivesaria sacra cuja criação acompanhou a das igrejas e peças de mobiliário inspiradas em autores como John Mackintosh.

O Desenho e a Pintura de João de Almeida têm como meio o pastel seco, sobre folhas de grande formato, de um modo geral a preto e branco e mais recentemente com introdução de cores.

Galeria de Cima

2811/2012 - 22/12/2012