Frank, Georgia and the Canyon

Helena Jalles

“Frank, Georgia and the Canyon“

Um possível sonho, entre tantos!
Viajar, observar a natureza, as paisagens, as pessoas e seus costumes e tudo o que as cidades nos oferecem é um prazer e um privilégio para quem tem a disponibilidade e a oportunidade de o realizar! Foi exactamente o que fiz na emocionante viagem que me levou aos Estados Unidos da América do Norte , em 2011, durante cerca de 3 semanas. O tema desta exposição é precisamente uma tentativa de reflectir, nos vários suportes que vou escolhendo, a minha visão sobre a América que observei.
Do deslumbrante “Grand Canyon” a Sedona. De Sedona a Phoenix e Scottsdale onde visitei a casa de Frank Lloyd Wright, “ Taliesin West “, e mergulhei na sua cultura. De Phoenix a Albuquerque e Santa Fé. Da maravilhosa Santa Fé a Abiquiu onde visitei a casa da pintora Georgia O’Keeffe e passeei pelos campos que a mesma percorria e pintou! De Santa Fé a Madison, e depois Spring Green, onde visitei a casa de Frank Lloyd Wright “ Taliesin East ”, que funcionou como a sua principal residência, local de trabalho e escola de arquitectura. Nela acompanhei as comemorações do 100º aniversário da sua fundação e do que representa, sendo um dos principais “tesouros” a nível histórico e arquitectónico dos U.S.A. . Daqui segui para o lago Michigan onde descansei durante 3 dias na pequena vila de Two Rivers numa casa divinal projectada por Frank Lloyd Wright. Foi em Boston que terminei da melhor forma esta fascinante viagem.
Foram inúmeras as paisagens que retive, tanto rurais como urbanas, e foram também inúmeras as experiências e as vivências tão variadas, decorrentes do contacto com o “American way of life” e com os Americanos, mais ou menos genuínos, ao sabor do estado ou da cidade que habitam, mas sempre com aquela atitude perante a vida que tanto os caracteriza e torna únicos e irresistíveis!
É com esta base imensa de emoções que vou trabalhar e pintar um dos possíveis sonhos Americanos, aquele que eu vivi em Outubro de 2011!
Finalmente dedico esta exposição à Natureza, ao Belo e à Paz, esperando, através dos quadros que apresento, contribuir um pouco para o engrandecimento e não esquecimento da importância dos mesmos na nossa vida neste maravilhoso Planeta que habitamos.”

Lisboa, 2017
Helena Jalles

SITE: http://mhjalles.wix.com/helenajalles

C.V. Helena Jalles
Nasce a 12 de Janeiro de 1957, em Lisboa.
Em 2013 frequenta o curso de História de Arte “Da Neovanguarda à Actualidade” pela Prof. Dra. Isabel Nogueira, S.N.B.A.
Em 2007 termina o curso de pintura do S.N.B.A. com a frequência do “atelier” para o qual foi convidada.
Em 1989 realiza um mertrado em Direcção Comercial e Marketing pelo Instituto de Empresa em Madrid.
Em 1981 licencia-se em Engenharia Civil pelo I.S.T. em Lisboa.

Exposições Individuais
2017 – Retrospectiva de 10 anos de pintura, (Outubro, em projecto), Cooperativa Arvore, Porto.
2017 – ” Frank, Georgia and the Canyon “, (Junho), Fundação Medeiros e Almeida, Lisboa.
2013 – ” No Coração da Turquia “, Fundação Medeiros e Almeida, Lisboa.
2011 – ” As Cores dos Deslumbramentos “, Galeria Lucília Guimarães, Guimarães.
2010 – ” As Cores do Frio “, Museu da Água, Rº da Patriacal, Lisboa.
2008 – ” Deslumbramentos “, Fundação Medeiros e Almeida, Lisboa.

Exposições Colectivas
2017 – Salão dos Sócios do S.N.B.A., S.N.B.A., Lisboa (final do corrente ano).
2017 – Salão dos sócios da Cooperativa Arvore, Galeria Municipal de Matosinhos. (Julho).
2014 a 2016 – Salão dos sócios da Cooperativa Arvore, Museu Soares dos Reis, Porto.
2010 a 2016 – Salão dos Sócios do S.N.B.A., S.N.B.A., Lisboa.
2005 a 2007 – Exposição de Final de ano lectivo, S.N.B.A., Lisboa.
1994 – Exposição de Final de ano lectivo, S.N.B.A., Lisboa.
Prémios Recebidos
Prémio PORTO ART FEST 2016, atribuído pela Cooperativa Árvore no âmbito da XXX Exposição Colectiva dos sócios da Árvore.I’

Sala de exposições temporárias

02/06/2017 - 10/06/2017