Curso Livre: “Construir a atenção: modos de ver e saber na recepção da Arte”.

Construir a atenção não é apenas uma necessidade para os públicos, sobretudo os menos familiarizados com a arte, mas igualmente para a arte no espaço público em que a grande maioria, e maioria de não-públicos, se encontra exposta à mediatização cultural. Ou seja, a imagens da arte que circulam pelos vários media e com efeitos que, de melhores a piores, incluem a percepção esquiva, equívocos de re/conhecimento, indiferença ou desatenção.
Apoiado em referências da sociologia, história da arte, iconologia, semiologia, bem como ilustrações da arte antiga à contemporânea, este curso procura esclarecer, então, modos de ver e saber. Por um lado, a recepção que pode ir da adesão à decepção, ou do deslumbramento, e compreensão, ao desentendimento. Por outro, que saberes aí se exprimem e quais as mediações para uma relação mais informada e reflexiva com a arte – além de emocional e lúdica. A literacia é uma delas, associando-se aqui a usos da in/formação artística susceptíveis de aumentar o interesse e o conhecimento da arte. Ou melhor, um saber prático, experimentado e operativo, para lidar com a complexidade dos seus códigos e que representa também uma das competências culturais para a cidadania.

1. Os públicos da arte e a arte no espaço público: relações complexas
2. Visualidade/visibilidade: atenção e passagens da percepção à recepção
3. O gosto, o sentido e o saber: dimensões da recepção
4. A recepção da arte entre deslumbramento e desentendimento
5. A literacia como in/formação, experiência e cidadania
6. Outras mediações para construir modos de ver e saber

FUNCIONAMENTO E LOCAL

Curso com 12 horas de formação distribuídas por 6 sessões (das 18:00h às 20:00h) que decorrem na Sala
do Lago da Casa-Museu Medeiros e Almeida, Rua Mouzinho da Silveira, nº 6, 1250-194 Lisboa

Sessões: 4ªs e 5ªs feiras, nos dias 11-12, 18-19 e 25-26 de Maio de 2011
Preço: 80 €

Idalina Conde é docente no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e investigadora do CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL. Lecciona no Mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL. Tem um longo currículo na área da sociologia da arte de que é co-fundadora em Portugal desde os anos 80, assim como na da sociologia da cultura com diversas publicações nomeadamente sobre práticas culturais, públicos e recepção. Realizou estudos de referência nesta área (por exemplo, o primeiro sobre os públicos da Fundação de Serralves) e também introduziu a sociologia da recepção da arte que tem desenvolvido em várias linhas, de formas de desentendimento dos públicos com a arte moderna e contemporânea à recepção informada e erudita. Um dos projectos em curso Iconografias Europeias: Rotas de um Museu Imaginário, de que algumas imagens serão apresentadas no curso, explora relações entre cultura visual, arte contemporânea e património.

4ªs e 5ªs feiras de maio de 2011

Das 18h00 às 20h00