Canapé e Cadeiras de braços (6)

Canapé e Cadeiras de braços (6)

Canapé e Cadeiras de braços (6)

 

 

Jean-Baptiste Lelarge III (1743 – 1802) nasceu no seio de uma família de marceneiros, tendo prosseguido com a actividade e oficina de seu pai e avô, numa tradição comum no século XVIII em que os ofícios frequentemente eram transmitidos dentro da família.

Fez a sua aprendizagem com o pai Jean-Baptiste Lelarge II na oficina que este possuía na rue de Cléry, que posteriormente veio a herdar, tal como a estampilha por si usada e após a morte deste, tendo-se tornado mestre em 1775. Tal como o avô e o pai trabalhou para a família real e alta nobreza, tendo conseguido sobreviver e ultrapassar a Revolução Francesa tendo-se mantido em actividade até à morte ocorrida em 1802.

O facto de utilizar a mesma estampilha que o pai torna difícil a distinção das peças por si produzidas sendo no entanto, aceite mas não comprovado, que Jean- Baptiste Lelarge II produziu móveis no gosto Luís XV e J. B. Lelarge III no Luís XVI.

 

Os seus móveis de assento caracterizam-se pela boa qualidade de execução, progressiva simplificação das linhas e ornamentos, filiando-se no gosto neoclássico que caracteriza o estilo Luís XVI, em voga no período de actividade deste marceneiro.

Pernas em estípite decoradas por caneluras, aros ornamentados por decoração à grega, apoios de braços com folha de acanto, fazem parte de uma gramática de gosto neoclássico e que Jean – Baptiste Lelarge irá utilizar ao longo do último quartel do século XVIII.

 

As linhas direitas quadradas, os apoios de braços recuados e decorados por folhagem de acanto, as pernas em estípide, os torsais de louro perlado remetem o conjunto de móveis de assento estampilhados Lelarge pertencentes à colecção da Casa-Museu, constituído por um canapé e seis cadeiras de braços, em faia dourada e entalhada, para a gramática decorativa Luís XVI e para o trabalho de JB Lelarge III.

Estofados a tapeçaria de Aubusson (?) com representações das fábulas de La Fontaine (assentos) e de putti (espaldar) rematadas por flores.

 

Proveniência:

Conjunto adquirido à casa Gerald Kerin (15 Davies Street, Mayfair), Londres em Junho de 1953, por £550.

Artista

Jean- Baptiste Lelarge III (1743-1802)

Ano

1775-1802

País

França

Category
Mobiliário Francês