ABEL MANTA – Um Modernista Esquecido

Uma coleção inédita

O tema do Coleccionismo e da Memória está sempre presente nas actividades museográficas da Casa-Museu.

Assim, a Casa-Museu Medeiros e Almeida, expõe, uma colecção de pintura de Abel Manta (1888-1982), artista contemporâneo da geração modernista.
A sua produção artística espraiou-se entre o naturalismo e as influências cézannianas, tendo-se dedicado essencialmente ao retrato, à pintura de Lisboa – entre outras representações paisagísticas – e às naturezas mortas.

Esta exposição temporária reúne 39 obras, na maioria inéditas do grande público, constituindo uma oportunidade única de revisitar este “modernista esquecido”.

Abel Abrantes Manta nasceu em Gouveia, em 1888, e estudou na Escola de Belas – Artes em Lisboa, tendo sido discípulo do naturalista Carlos Reis. Em 1919, o pintor, ávido de alargar os seus horizontes, partiu para Paris, onde teve a oportunidade de descobrir os artistas impressionistas e a obra de Cézanne, que permaneceu como a sua grande influência.

Nos anos 50, participou em alguns certames de alto prestígio internacional, como a vigésima quinta Bienal de Veneza (1950), a trigésima Bienal de São Paulo (1955), e a primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (1957), conquistando o primeiro prémio da área de pintura.

Salas de Exposições Temporárias

29/09/2010 - 27/11/2010