Exposição: Azul e Ouro Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna

O Museu cedeu em empréstimo ao Museu Nacional Soares dos Reis no Porto, um conjunto de cinco peças de esmalte de Limoges, em cloisonné do séc. XIII e esmalte pintado do séc. XVI para a exposição temporária: “Azul e Ouro Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna”

Local: Museu Nacional Soares dos Reis, Porto

Data: 29 Julho – 22 Outubro 2020

“A exposição é dedicada em exclusivo e pela primeira vez em Portugal ao esmalte artístico. Parte de  uma das peças «fundadoras» da coleção do Museu, uma série de 26 placas de esmalte pintado no século XVI, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, para reunir e confrontar de forma inédita várias técnicas de esmalte aplicadas num conjunto sumptuoso de objetos litúrgicos, devocionais e de aparato.

As peças que serão expostas foram produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas como as de maior prestígio. São diversas as representações desta singular e exigente técnica de ornamentação como é o esmalte. A mostra trará ao Porto vários tesouros nacionais, entre os quais o tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, uma das peças em esmalte existentes no nosso país com maior reconhecimento internacional.

A exposição AZUL E OURO inclui, igualmente, outras peças de grande prestígio como dois cofres da Sé de Viseu, peças do século XII cobiçadas pelo mercado ilícito de antiguidades, roubadas em 1980 e encontradas anos mais tarde em Milão numa ação conjunta da Polícia Judiciária e da Interpol, ou uma placa de encadernação de finais do século XII, princípios do século XIII, encontrada acidentalmente numa escavação entre Leiria e o Mosteiro da Batalha.”

Curadoria: Ana Paula Machado, MNSR