Conversas Arte & Ciência

Sala do Lago – Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41
Entrada livre

Todos os anos, desde 1977, o ICOM – Conselho Internacional de Museus organiza o Dia Internacional dos Museus, um evento que representa um momento único para a comunidade museológica internacional. Organizados por volta de 18 de maio, os eventos e atividades planeados para o Dia Internacional dos Museus podem durar um dia, um fim de semana ou uma semana. O tema deste ano, “Museus, Educação e Investigação”, destaca o papel central das instituições culturais no fornecimento de uma experiência educativa holística. Este dia representa uma oportunidade para promover um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.

“CONVERSAS ARTE & CIÊNCIA” nasce da parceria estabelecida entre o Museu Medeiros e Almeida em Lisboa e o IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. Pretende-se, no Dia Internacional dos Museus, assinalar os novos caminhos da Museologia que se aliam à investigação produzida em ambiente académico, nas áreas da História da Arte, da Química e da Análise Laboratorial, para um conhecimento mais aprofundado das coleções. Serão apresentados vários estudos de caso, uns financiados pelo próprio Laboratório IN2PAST, outros em fase exploratória para futuras candidaturas.

Público-alvo: público em geral interessado em História, História da Arte, Arte, Museus, Museologia, Ciência e Colecionismo

PROGRAMA:

Museu Medeiros e Almeida & IN2PAST – LT3: patrimónios, investigação e diálogos entre a academia e o museu
Susana S. Martins* (IHA NOVA/FCSH – IN2PAST)

Projeto Van Goyen: sobre a evolução de um artista
Maria Mayer* (MMA) | Sara Valadas (Lab. HERCULES/UE – Cátedra CityUMacau/UE – IN2PAST) | Vanessa Antunes (ARTIS/FLUL – LJF/MMP, E.P.E – IN2PAST) | Alexandra Lauw (ISA/UL – IN2PAST) | Dóris Santos (IHA NOVA/FCSH – IN2PAST) | Patrícia Telles (CHAIA/UE – IN2PAST) | António Candeias (Lab. HERCULES/UE – Cátedra CityUMacau/UE – IN2PAST )

Um leque comemorativo de dois casamentos reais: entre a História da Arte e o Laboratório
Joana Ferreira* (MMA) | Susana Varela Flor* (IHA NOVA/FCSH – IN2PAST) | Mathilda Coutinho* (Lab. HERCULES/UE – Cátedra CityUMacau/UE – IN2PAST) | Sara Valadas | António Candeias | Luiz Souza (CECOR/UFMG)

PAUSA

Santo desconhecido: questões de proveniência e autoria
Maria Mayer* | Pedro Flor* (UAb – IHA NOVA/FCSH – IN2PAST) | Mathilda Coutinho* | Luiz Souza* | Sara Valadas | Vanessa Antunes

Medalhões “Catarina de Bragança e Carlos II”: autoria, datação e materialidade