Van Goyen

Decorre no Museu Medeiros e Almeida a primeira fase de estudos técnicos do Projeto Exploratório IN2PAST 2023/24, do qual somos parceiros, “The Materials and Techniques of Jan van Goyen: A Technical Study of Eight Small Paintings”!

Este projeto tem como objetivo lançar uma nova luz sobre as técnicas e materiais utilizados por Jan van Goyen (1596-1656), amplamente reconhecido como um dos primeiros pintores de paisagens. Ao concentrar-se num conjunto de oito pinturas pertencentes à coleção do Museu Medeiros e Almeida (Lisboa), o projeto procura obter uma perspetiva mais aprofundada sobre o processo artístico de van Goyen, incluindo o seu uso de pigmentos, ligantes e outros materiais.

Esta coleção é testemunho das várias fases da atividade artística do pintor, que abrangeu desde a década de 1620 até ao início da década de 1650. As oito pinturas provêm de proeminentes coleções europeias e foram adquiridas entre 1956 e 1958.

O projeto utilizará uma variedade de técnicas de análise, incluindo análise de pigmentos, camadas e preparação, para obter uma compreensão mais profunda dos materiais e técnicas utilizados por van Goyen. A equipa também recorrerá à datação dendrocronológica para identificar as tábuas de madeira utilizadas por van Goyen, determinando a sua idade e proveniência.

Equipa de Investigação: Sara Valadas (Laboratório HERCULES), Doris Santos (IHA), Vanessa Antunes (ARTIS), Patricia Telles (CHAIA), Alexandra Lauw (ISA) e Maria Mayer (Museu Medeiros e Almeida).

Saiba mais: https://in2past.org/exploratory-projects-jan-van-goyen/.