Concerto de Reis

Celebrar o Natal na Itália do século XVII

Sopranos: Rita Morais & Paulina Sá Machado
Cravo e Direção Musical: Fernando Miguel Jalôto

Obras de Claudio Monteverdi (1567-1643), Adriano Banchieri (1568-1634), Giovanni Valentini (c.1582-1649), Girolamo Frescobaldi (1583-1643), Lucretia Orsina Vizana (1590-1662), Claudia Francesca Rusca (1593-1676), Tarquinio Merula (1595-1665), Giovanni Rovetta (c.1596-1668), Chiara Margarita Cozzolani (c.1602-c.1677) e Isabella Leonarda (1620-1704).

Concerto de reis

O início do século XVII testemunhou aquela que foi talvez a maior revolução na História da Música. O novo estilo – ou «seconda pratica» — permitia uma abordagem livre, pessoal, emocional e expressiva dos textos litúrgicos ou devocionais. A combinação de duas vozes agudas sobre um baixo de acompanhamento permitia uma grande flexibilidade e variedade de texturas, ora imitativas ora declamativas, bem como a exploração de uma sonoridade que combina o a elevação angelical com uma nem sempre discreta voluptuosidade.

Selecionamos uma série de obras compostas para o tempo litúrgico do Natal, de alguns dos autores mais relevantes deste período como Monteverdi, Frescobaldi, Rovetta, Merula, Banchieri e Valentini, mas também de quatro freiras compositoras hoje muito pouco conhecidas: Cozzolani, Leonarda, Rusca e Vizana. Este projeto  recupera e divulga um repertório de grande valor estético, muito adequado a esta época festiva, e que nos transposta até às igrejas e conventos da Itália barroca.

Rita Morais

Nasceu em Braga (Portugal), cidade onde iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em viola e canto. Formou-se em canto na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa (2016-2018), da Sociedade de Artistas e Intérpretes de Espanha (2020) e pela Fundação Victòria dels Ángeles (2020). Conclui a sua formação académica no Mestrado de Lied «Victoria dels Àngels» da Escola Superior de Música da Catalunha. Apresenta-se regularmente concertos e recitais em Portugal e Espanha, colaborando com instituições como a Casa da Música (Porto, PT), Estudis Victor Córdon/Companhia Nacional de Ballat, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, PT), Ensemble Eco, Embaixada de Portugal em Espanha, Coro Nacional da Espanha (Madrid, ES), Fundação Victoria of the Angels e Bach Collegium Barcelona. Na temporada 2021-22 faz sua estreia como LIFE New Artist no festival LIFE Victoria e recebeu o Prémio Solista Salvat Bach 2022 da Fundación Salvat.

Paulina Sá Machado

Natural de Braga, iniciou os seus estudos no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Em 2020 concluiu o Mestrado na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco na classe das professoras Dora Rodrigues e Elisabete Matos. Em 2016 obteve o 2º lugar no 17º Concurso da Cidade do Fundão; em 2019 o prémio «Concert im RadioKulturhaus in Vienna 2019», atribuído pela Austria Barock Akademie; em 2020 o 2º lugar e Prémio de Melhor Interpretação de Canção Portuguesa no Concurso Internacional da Cidade de Almada; em 2021 foi semifinalista no VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus, e obteve o 3º prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos. Apresenta-se regularmente em várias temporadas e festivais portugueses e, recentemente, na Polónia, no papel de Cleopatra da ópera «Giulio Cesare in Egitto» com a Handel Opera Academy.

Fernando Miguel Jalôto

Bachelor e Master of Music pelo Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos), na classe de Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont e Ilton Wjuniski, entre outros. Estudou órgão barroco e clavicórdio, e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e é Doutorando em Ciências Musicais | Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa, como Bolseiro da FCT. É fundador e director artístico do Ludovice Ensemble, um dos mais activos e prestigiados grupos nacionais de Música Antiga. Colabora com grupos especializados internacionais e nacionais, em concertos em toda a Europa, Israel, China e Japão, trabalhando sob a direcção dos maiores directores especializados. Gravou para a Ramée/Outhere, Brilliant Classics, Dynamic, Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo, e Conditura Records, bem como para as rádios portuguesa, espanhola, alemã e checa, e os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Como maestro dirigiu grandes obras do repertório barroco (Monteverdi, Bach, A. Scarlatti, Lully, Charpentier, Rameau, em salas como a Fundação Gulbenkian e o CCB, e os festivais especializados de Utrecht e Bruges.