PAUSA DO MÊS JAN-MAR 2024

PAUSA DO MÊS JAN-MAR 2024

Pausa do Mês

2ª e 4ª quinta-feira do mês, 13h30
Visitas guiadas gratuitas de 30 minutos acerca de uma peça em destaque.

Anunciamos o programa para o primeiro trimestre de Pausas do Mês de 2024:

PM jan24

Faca-machado bhuj
11 e 25 de janeiro

Esta arma de aparência singular é conhecida como Bhuj, nome da cidade em Gujarate (Índia) na qual terá tido origem, embora tenha sido utilizada por todo o norte da Índia e em Sinde (atual Paquistão), nos séculos XVIII e XIX. 

De configuração híbrida, com lâmina de faca e haste de machado, apresenta como características distintivas uma cabeça de elefante e ainda uma segunda lâmina, oculta!

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

PM mar24

Par de ninfas em mármore
8 e 22 de fevereiro

Pequenas esculturas em mármore decoravam toucadores, cómodas e mesas dos salões do século XVIII. De inspiração variada, em geral mitológica, erotizada, apresentavam-se frequentemente aos pares. Étienne-Maurice Falconet popularizou este gosto, que se difundiu também através da mão de outros escultores como Jean-Pierre-Antoine Tassaert ou dos irmãos Joseph e Jean-Baptiste-Ignace Broche.
O par de ninfas da coleção do MMA de autoria desconhecida(?), é exemplo deste tipo de produção, cuja história iremos descobrir.

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

PM mar24

Um piano de mesa: instrumento musical e peça de mobiliário
14 e 28 de março

Entre os vários instrumentos musicais da coleção, destacamos nesta PAUSA um invulgar piano inglês de cinco oitavas e meia, com assinatura de John Broadwood and Son, fornecedores reais durante quase três séculos e um dos fabricantes de pianos mais antigos do mundo ainda em atividade.
Datada de 1802, esta peça é não só testemunho de uma época em que os instrumentos musicais de teclas estavam em rápida transformação, mas também um belo exemplar de mobiliário, uma mesa de abas estilo Sheraton.

Leia AQUI o texto desta Peça em Destaque!

Descarregue AQUI o nosso folheto!