Pequenos tesouros: Frascos de rapé chineses

Exposição Temporária
16 OUT 2023 – 6 JAN 2024

VISITAS GUIADAS

• 15 de novembro (4ª-feira), às 18h
  • 29 de novembro (4ª-feira), às 13h30
  • 6 de dezembro (4ª-feira), às 13h30
  • 13 de dezembro (4ª-feira), às 18h

Mediante inscrição: info@museumedeirosealmeida.pt
Mín. 6 e máx. 20 participantes
Bilhetes: 3€
Duração: aprox. 30 minutos

VISITAS GUIADAS PARA GRUPOS

2ª a 6ª-feira, das 10h às 17h

Mediante marcação prévia: info@museumedeirosealmeida.pt
Mín. 6 e máx. 20 participantes
Duração: aprox. 30 minutos
Preço: 3€

Pequenos Tesouros

Introduzido na China pelos portugueses no final do século XVI, o rapé, ou tabaco moído, difunde-se na sociedade chinesa durante a dinastia Qing (1644-1912). Inicialmente recebido enquanto produto medicinal, populariza-se gradualmente, até finais do século XIX, como de uso recreativo.

O seu consumo dá origem à produção de pequenos frascos manufaturados em materiais variados, como vidro, porcelana, ágata, jade e outras pedras ornamentais, marfim, coral ou bambu. Estas peças são laboriosamente esculpidas, vazadas, incisas, esmaltadas e pintadas, constituindo requintadas obras de arte em miniatura. O seu valor e beleza residem não apenas na sua riqueza material e técnica, mas também decorativa. Os frascos de rapé refletem a rica herança cultural e artística chinesa, através da representação de paisagens, figuras humanas e animais, episódios históricos e lendários, simbologias auspiciosas e inscrições.

A exposição de 160 peças, provenientes de importantes coleções privadas internacionais, representa uma oportunidade única para conhecer de perto estes fascinantes objetos artísticos!