A Beleza da Água

O Museu de Marinha e João Vaz

22 julho – 31 dezembro 2023

Temos o prazer de ceder para a exposição temporária A Beleza da Água – O Museu de Marinha e João Vaz, no Museu de Marinha, a obra “Cais das Colunas”, de João Vaz (1859-1931):

O Museu de Marinha irá inaugurar uma exposição temporária no âmbito das celebrações do seu 160.º aniversário. Esta exposição irá homenagear o pintor João Vaz, um dos mais insignes pintores da sua geração, na transição do século XIX para o século XX.
Pintor Naturalista itinerante, com uma temática fortemente ligada ao Mar e às diversas atividades marítimas, pintou o país de norte a sul, marcando dele a ideia de um Portugal tranquilo e distante, profusamente luminoso com uma população em constante labor.
A sua pintura coerente é, assim, apreciada não só pela sua qualidade pictórica, mas também pela atmosfera que soube captar e serenamente transmitir, correspondendo inteiramente à identidade portuguesa.
A exposição temporária, em exibição de 22 de julho a 31 de dezembro de 2023, pretende estabelecer, uma vez mais, a memória e a obra do pintor setubalense, dando aos visitantes nacionais e estrangeiros a clara surpresa ou o reencontro com a sua pintura.

Curadoria:

Paulo Santos e José Alexandre de São Marcos

Inauguração:

21 de julho
Museu de Marinha
Cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

A Beleza da Água
João Vaz - O caes do Terreiro do Paço, c. 1914 - Pedro Mora

O Cais das Colunas. João Vaz  (1859-1931). Lisboa, c. 1914. Óleo sobre tela. Museu Medeiros e Almeida, FMA 1043.