Núcleo Expositivo “Santo António de Lisboa”

Este ano celebramos as Festas de Lisboa com um pequeno núcleo expositivo dedicado ao santo padroeiro da cidade, que é também homónimo do colecionador e fundador do nosso Museu: Santo António de Lisboa!

Santo António de Lisboa, Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, próximo da Sé Catedral. Pregou em França e Itália, em 1227 fundou um convento em Pádua onde morreu e está enterrado.

Foi um Doutor da Igreja, versado pregador, um verdadeiro intelectual da Idade Média. Santo António é o padroeiro principal da cidade de Lisboa e conhecido como um santo casamenteiro e padroeiro dos namorados.

É representado como um jovem com tonsura envergando o hábito dos frades Franciscanos – túnica longa com capuz, cordão com nós à cintura e sandálias -, segurando o Menino Jesus entre os braços ou sobre o Livro (alusão à sua imensa sabedoria), a quem contempla com expressão terna, e tendo uma cruz, ou um ramo de açucenas, na outra mão.

Venha descobri-lo!

Santo António