Curso Livre

Literatura e Artes Plásticas:

Obras do Museu Medeiros e Almeida em diálogo com textos de literatura portuguesa
Dinamizado por Paula Oleiro

28 ABRIL – 26 MAIO
sextas-feiras, 18h-19h30

Inscrições:
info@museumedeirosealmeida.pt
(mín. 6 participantes)

Curso livre total (5 sessões): 75€ / Sessões individuais: 20€

O diálogo entre a literatura e as artes plásticas já existia na Antiguidade Clássica, tendo sido o poeta Horácio o primeiro a associar a pintura à poesia. Em “Os Lusíadas”, também Camões reconheceu que a poesia era “a pintura que fala” e a pintura, “a muda poesia”.

No período do Romantismo, a ekphrasis foi muito cultivada pelos artistas da palavra e, a partir do século XIX, os romancistas passaram a retratar os espaços como se pinturas se tratassem, conferindo mais realismo, vivacidade e emoção ao ambiente narrado.

Com este curso livre, vamos encetar uma viagem pelos caminhos da leitura comparada guiados pelas obras do Museu Medeiros e Almeida, estabelecendo o diálogo entre a arte do espaço museológico e textos de autores emblemáticos da literatura portuguesa.

Ao longo das 5 sessões, veremos como os artistas de ambas as artes proporcionam o desvendamento do seu mundo interior e a compreensão da sua arte e do seu tempo. Pretende-se o aprofundamento do conhecimento da cena literária e pictórica, por um lado, e promover a interdisciplinaridade, a partilha de saberes e atividades de enriquecimento pessoal, por outro.

Programa

28 ABRIL – A ekphrasis e as relações entre a imagem e o texto literário. A representação do barroco no contador holandês e as naturezas mortas na poesia da “Fénix Renascida”.

5 MAIO – “As Viagens da Minha Terra”, de Almeida Garrett, em diálogo com o retrato de Eugène Delacroix e as paisagens de Jan Josefoz van Goyen.

12 MAIO – “Os Maias”, de Eça de Queirós, em diálogo com os retratos ingleses de John Hoppner e George Romney e de Pieter Brueghel.

19 MAIO – Lisboa de Carlos Botelho e João Vaz em diálogo com a poesia de Fernando Pessoa e Cesário Verde.

26 MAIO – Os mitos representados do Museu em diálogo com a poesia portuguesa.

Paula Oleiro

Mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma Faculdade, tem exercido a docência de Literatura Portuguesa e orientado cursos de formação nas áreas de Literatura e Artes Plásticas para Professores, bem como cursos livres no Centro Nacional de Cultura, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves e na Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Na qualidade de investigadora, tem proferido conferências e publicado artigos nas revistas Cadernos de Telheiras, Modernista e Nova Águia nas áreas mencionadas.

Curso Livre