Os loucos anos 20 em Lisboa

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
22 abr – 11 dez 2022

Curadoria: Cecília Vaz, Mário Nascimento, Paulo Almeida Fernandes

O Museu Medeiros e Almeida cedeu para a exposição “Os loucos anos 20 em Lisboa” 6 desenhos-aguarelas humorísticos de Stuart de Carvalhais (1887-1961), sobre o tema dos automóveis, datados de cerca de 1927, que decoraram o stand da Morris de Medeiros e Almeida, na Rua da Escola Politécnica em Lisboa.

As obras, que se encontram em reservas, são expostas fora da coleção pela primeira vez.

exp_loucos_anos_20_lx
stuartdecarvalhais

Passados 100 anos de uma pandemia histórica e de uma guerra mundial, o Museu de Lisboa revisita a década de 20 do século XX com a exposição «Os Loucos Anos 20 em Lisboa». Uma época de transformações de costumes e de mentalidades, um tempo de cosmopolitismo e de modernidade, de afirmação social e individual.

À escala portuguesa, Lisboa viveu os Loucos Anos 20 acompanhando, a uma certa distância, o sentimento de otimismo, prosperidade e celebração que caracterizou a vivência urbana nas principais capitais europeias, após o fim da I Guerra Mundial.

Apesar do conservadorismo, do atraso cultural e da constante instabilidade política e económica, Lisboa foi também palco para novidade, extravagância e transgressão, seguindo exemplos estrangeiros que chegavam através da imprensa, da rádio, da literatura e do cinema, e beneficiando dos progressos tecnológicos então verificados.

Comissariada por Cecília Vaz, Mário Nascimento e Paulo Almeida Fernandes, a exposição transporta-nos para a vivência urbana de modernidade da capital e evoca histórias pessoais de alguns protagonistas que enriquecem este imaginário.

anos 20