PROGRAMAÇÃO OUT-DEZ

A Pausa do Mês

2ª e 4ª quinta-feira do mês, 13h30
Visitas guiadas gratuitas de 30 minutos acerca de uma peça em destaque.

Anunciamos o programa para o último trimestre d’A Pausa do Mês de 2022:

PMout22

Caixa-escritório “Buhl”
13 e 27 out, 13h30

Em Inglaterra, o gosto pela decoração de marqueteria do marceneiro francês André-Charles Boulle (1642-1732) deu origem, na primeira metade do século XIX, a um revivalismo deste tipo de trabalho, executado pelos chamados “Buhl Manufacturers”.

Peças de mobiliário ou de pequeno porte como a caixa-escritório recentemente doada à Fundação Medeiros e Almeida, foram produzidas e transacionadas pelos melhores estabelecimentos da época.

Calendários perpétuos
10 e 24 nov, 13h30

Medeiros e Almeida foi um apaixonado pela medição do tempo, pelo que não surpreende encontrar dois calendários perpétuos na decoração da sua residência.

Estes calendários perpétuos, com barómetro diagonal, higrómetro e termómetro, são um bom exemplo da época em que os instrumentos de precisão deixam de ser um exclusivo do âmbito científico, para se tornarem também objetos de ornamentação e curiosidade, passando a integrar escritórios e bibliotecas.

Virgem com o Menino
15 e 22 dez, 13h30

A coleção do Museu Medeiros e Almeida possui uma pintura de pequena dimensão que representa A Virgem do Leite.
Tema do agrado dos pintores do norte da Europa, a sua representação foi retomada no século XV, após um longo período de esquecimento, emergindo e popularizando-se no culto comunitário e privado.

ATENÇÃO: Devido ao feriado de dia 8 de dezembro, a Pausa irá realizar-se na 3ª e 4ª quinta-feira deste mês – 15 e 22 de dezembro!