Moeda Portugal e o Oriente

O Museu Medeiros e Almeida e a INCM / Casa da Moeda têm o prazer de o convidar para a apresentação da moeda comemorativa da Arte da Porcelana, com a presença do autor André Carrilho e seguida de um porto de honra, na segunda-feira, dia 21 de novembro, às 18h30!

21 NOV, 18H30 – Museu Medeiros e Almeida
R. Rosa Araújo, 41. 1250-165 Lisboa
Entrada livre

Moeda Portugal e o Oriente (Portugal e China) – A Arte da Porcelana
Fusão de tradições

Portugal e China relacionam-se diretamente há meio milénio, desde que navegadores portugueses chegaram a Malaca. Desse contacto regular e contínuo nasceram trocas comerciais e culturais que ainda hoje marcam ambas as culturas.

Um dos símbolos mais belos e perenes desse diálogo é, sem dúvida, a porcelana, que os comerciantes portugueses desde cedo começaram a importar da China, frequentemente adaptada pelos artesãos chineses ao gosto europeu.

A presente moeda comemorativa é a segunda da série «Portugal e o Oriente» (depois de a Arte da Laca, alusiva ao Japão, ter sido emitida em 2020) e vem homenagear o gosto pela porcelana, há muito partilhado entre Portugal e a China.

Inspirado nos motivos florais típicos das porcelanas chinesa e portuguesa — bem como nas suas vivências pessoais em Macau —, o multifacetado artista André Carrilho desafiou a equipa técnica da Casa da Moeda a criar uma peça única e inovadora. Com o valor facial de 5,00 €, todos os acabamentos terão ao centro um furo quadrado, remetendo para as conhecidas moedas-amuleto em circulação na China. As moedas de prata e ouro terão realces a cor.

O conjunto de porcelanas de exportação da coleção Medeiros e Almeida dos períodos Zhengde (1506-1521) e Jiajing (1522-1566) da dinastia Ming, decoradas a cobalto sob o vidrado, destaca-se pela relevância histórica, ilustrando o início do diálogo comercial e cultural entre Oriente e Ocidente.

Conhecidas como “primeiras encomendas”, peças como os dois gomis, os pratos covos, a garrafa quadrangular ou o pote litúrgico, são decoradas com simbologia portuguesa de temática heráldica régia e nobre, inscrições e representações cristãs, sendo testemunhas de um intercâmbio que veio a adquirir escala global.

Autoria: André Carrilho
Emitida a 17 de novembro de 2022 pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda