Comptoirs du Monde

Comptoirs du Monde. Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècles
Château d’Angers
9 jun – 9 out 2022

No âmbito da programação cultural da Temporada Portugal França 2022, o Museu Medeiros e Almeida participa com a cedência de quatro peças da sua coleção para a exposição temporária “Comptoirs du monde – Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècles”, uma iniciativa conjunta com o Centre des Monuments Nationaux – Domaine national du château d’Angers.

Para esta exposição, cedemos duas porcelanas da China de inícios do século XVI e duas joias de finais do século XVII a inícios do século XVIII, peças que ilustram a passagem dos portugueses e as trocas comerciais com países longínquos, como a China ou a Índia.

MMAcomptoirsdumonde

Taça. Fornos de Jingdezhen, província de Jiangxi. China, dinastia Ming, período Jiajing, c. 1540. Porcelana. Museu Medeiros e Almeida, FMA 814.

Gomil. Fornos de Jingdezhen, província de Jiangxi. China, dinastia Ming, período Jiajing, c. 1542-1566. Porcelana. Museu Medeiros e Almeida, FMA 832.

Adorno de corpete⁠. Portugal, 2.ª metade do séc. XVII⁠. Ouro, prata e diamantes⁠. Museu Medeiros e Almeida, FMA 873⁠.

Pendente⁠. Portugal, final do séc. XVII⁠. Ouro e diamantes⁠. Museu Medeiros e Almeida, FMA 876⁠.

Comissariado científico: Jean-François Chougnet / Fernando António Batista Pereira