Congresso Internacional Res Sinicae “Cousas da China”. Sécs. XVI-XVIII

Congresso Internacional Res Sinicae “Cousas da China”. Sécs. XVI-XVIII

 

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – 19 Maio (5ª feira)

Palácio Nacional da Ajuda – 20 Maio (6ª feira)

Brotéria – 21 de Maio (sábado)

 

Participação gratuita mediante inscrição prévia em ressinicae@gmail.com

 

O Museu Medeiros e Almeida participa no congresso com uma comunicação intitulada: ” Escrita na pedra é eterna”, que aborda uma capa de livro em jade (placa), gravada com carateres em ouro, pertencente à coleção de arte chinesa do acervo.

A comunicação terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda, na 6ª feira dia 20 sendo proferida pela diretora, Maria Mayer.

As sessões dos três dias do Congresso serão transmitidas via Zoom e os respectivos links serão remetidos a quem se inscrever previamente no endereço de email: ressinicae@gmail.com

A participação é gratuita.

Este encontro científico, reúne um conjunto alargado de especialistas, portugueses e estrangeiros, em relações interculturais entre a Europa e a China Ming-Qing. Com este evento assinala-se o final do projecto Res Sinicae. Base digital de fontes documentais em latim e em português sobre a China (séculos XVI – XVIII). Levantamento, edição, tradução e estudos [PTDC/LLT-OUT /31941/2017].

Partindo-se de uma conferência que problematiza a contribuição portuguesa para a Sinologia, ao longo de três dias serão apresentadas comunicações que versam temas diversos relacionados com os núcleos documentais do projecto Res Sinicae, as questões culturais, diplomáticas, linguísticas, artísticas e científicas ligadas às missões jesuítas da Ásia Oriental, assim como o desafio da tradução de Clássicos chineses e de produção de textos latinos sobre a China.

 

Para PROGRAMA e mais informações, consulte AQUI a página do Congresso / Versão INGLÊS – EN

NOTA: O cartaz do congresso foi desenvolvido com um pormenor do biombo Coromandel da coleçao de arte chinesa do Museu Medeiros e Almeida

Biombo Coromandel (6 folhas) – mercado interno

China, Dinastia Qing, 28º ano de Kangxi – 1689

Madeira, gesso, laca, metal

Alt. 296 x Larg. 49,8 cm (folha)

Proveniência: Adquirido a John Sparks Ltd. Chinese Works of Art, 128, Mount St., Londres, Agosto 1945

FMA 500 – 233 MOB