Exposição: Azul e Ouro. Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna

A exposição temporária “Azul e Ouro. Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna” que esteve patente no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto mudou-se para a cidade de Coimbra encontrando-se, a partir do próximo dia 19 de Novembro, patente no Museu Nacional Machado de Castro.

Três das cinco peças que o Museu cedeu em empréstimo para a exposição no Porto, integram agora esta mostra.

Local: Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra

Data: 19 Novembro 2021 – 23 Janeiro 2022

“O Museu Nacional de Machado de Castro apresenta a exposição É à É .

A inauguração terá lugar no dia 19 de novembro, às 17h30.

Esta exposição, dedicada ao trabalho artístico em esmalte, apresenta um conjunto de peças produzidas entre os séculos XII e XIX, reunindo e confrontando as várias técnicas utilizadas em objetos litúrgicos, devocionais e de aparato.

Neste elenco técnico, as 26 placas originárias do Mosteiro de Santa Cruz assumem relevante protagonismo que exprime verdadeira cumplicidade entre os materiais, as técnicas e uma plasticidade vinda da força criativa do século XVI.

Patente até 23 de janeiro de 2022, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.”

in: página de internet do MNMC