Parceria musical – LUDOVICE ENSEMBLE

É com grande satisfação que anunciamos a parceria entre o Museu Medeiros e Almeida e o grupo de música de câmara LUDOVICE ENSEMBLE  para uma residência musical !

O LUDOVICE ENSEMBLE é um grupo de música de câmara português especializado na interpretação de música antiga – repertório dos séculos XVI até inícios do XIX -, ainda que normalmente aborde preferencialmente os séculos XVII e XVIII – usando técnicas e instrumentos originais (ou cópias rigorosas).

O Museu vai albergar o magnífico cravo do grupo e a realização de ensaios do grupo.
O instrumento data de 2009 e é uma cópia fiel de um cravo de Christian Vater, datado de 1738, conservado no Germanisches Nationalmuseum de Nuremberga, na Alemanha.

O nosso público fica a ganhar pois vai poder usufruir de um ambiente musical durante a visita ao Museu e, quem sabe, de concertos 😉

Para saber mais:  www.ludoviceensemble.com / YouTube: https://www.youtube.com/ludoviceensemble

O Ludovice Ensemble é um grupo especializado na interpretação de música antiga.
Foi criado em 2004 por Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim com o objetivo de divulgar o repertório de câmara vocal e instrumental dos séculos XVII e XVIII, através de interpretações historicamente informadas e usando instrumentos antigos.
O seu nome homenageia o arquiteto e ourives alemão Johann Friedrich Ludwig (1673-1752), conhecido em Portugal como Ludovice.
O grupo trabalha regularmente com os melhores intérpretes especializados, portugueses e estrangeiros. Apresentou-se nos principais festivais em Portugal e é uma presença regular no Centro Cultural de Belém (CCB) e na Fundação Gulbenkian. Em 2011 representou Portugal no encontro do Réseau Européen de Musique Ancienne, na Casa da Música. No estrangeiro tem atuado em inúmeros festivais.
Gravou ao vivo para a Antena 2, a Rádio Nacional Checa e o canal Mezzo.
O seu primeiro CD – Ramée/Outhere -foi nomeado em 2013 para os prestigiados prémios ICMA, na categoria de Barroco Vocal.