De Gaia a Vénus: o Poder da Deusa-Mãe – Visita Comentada

4 Maio – 11h

No próximo dia 4 de Maio, pelas 11h00, a Casa-Museu Medeiros e Almeida celebra um dos maiores poderes da Mitologia Clássica através de uma visita guiada às suas coleções sob o tema “De Gaia a Vénus: o poder da Deusa-mãe”. Trata-se de uma autêntica viagem no tempo até aos segredos da cultura greco-romana nas coleções da Casa-Museu.

A visita, organizada em parceria com o Mythos, projeto de partilha, divulgação, pesquisa e exploração da mitologia greco-romana, será conduzida por André Ferreira, investigador e responsável por esta entidade.

“Os deuses que os gregos adoravam e que nós todos conhecemos não surgiram de repente. A história deles vem do principio do tempo. Num tempo que surge após o Caos e que é conhecido como o poder da Deusa-Mãe. Segundo Hesíodo, do Caos surgiu a Mãe Terra. Com o seu filho Urano (o céu) surgiram as flores, as árvores, os animais e uma legião de divindades que perpetuaram essa força feminina. As titânides, as deusas olímpicas, os monstros femininos, as oceânides ou até mesmo as simples mortais descendentes dos deuses dominaram a Terra até aos nossos dias”. É assim que é descrito o infinito poder da Deusa-Mãe Eros, salienta o autor da visita.

André Ferreira sublinha ainda que, as narrativas míticas mais aclamadas de sempre, tornaram-se uma verdadeira fonte de inspiração nas diferentes manifestações de arte, como a tapeçaria, a relojoaria, a pintura ou até mesmo mobiliário: “Um verdadeiro alento que podemos testemunhar nas coleções da Casa-Museu Medeiros e Almeida. Neste espaço cultural, no coração de Lisboa. Ceres, Prosérpina, Vénus, Juno, Salácia Esmirna, Nyx são “senhoras, rainhas e mães” – uma manifestação constante que nos transmite o poder das grandes Mães do Universo dos Mitos Clássicos.

A visita guiada “De Gaia a Vénus: o poder da Deusa – Mãe”, no dia 04 de maio, às 11h00, na Casa Museu Medeiros e Almeida tem um limite mínimo de participantes de 10 pessoas e máximo de 25.

A iniciativa tem um custo de 10€ e inclui a entrada na Casa-Museu Medeiros e Almeida.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas para: mithosgrecoromanos@gmail.com