PARQUES DE SINTRA-MONTE DA LUA E FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA CELEBRAM PROTOCOLO

Iniciativa enaltece o legado cultural de Sir Francis Cook (1817-1901).

A Fundação Medeiros e Almeida e a Parques de Sintra – Monte da Lua celebraram uma parceria com o objetivo de realçar a relação entre a coleção Francis Cook, do Palácio de Monserrate, e a coleção de António de Medeiros e Almeida da Casa-Museu Medeiros e Almeida.

Esta iniciativa pretende realçar o legado cultural, do século XIX, do mecenas e empresário inglês, Francis Cook, que construiu e viveu no Palácio de Monserrate. A relação com a Casa-Museu deve-se ao facto do mecenas e colecionador António de Medeiros e Almeida (1895-1986), notável empresário português, ter adquirido para a sua coleção, em 1946, várias peças que integravam o espólio do Palácio de Monserrate.

Hoje, após mais de setenta anos, algumas dessas obras regressam ao Palácio de Monserrate, cedidas pela Fundação Medeiros e Almeida. A restante coleção mantém-se no espólio decorativo da Casa-Museu, em Lisboa, assegurando uma linha de continuidade a quem visita ambos os espaços.

António Medeiros e Almeida reuniu na sua residência em Lisboa, hoje Casa-Museu, uma valiosa coleção de arte. Pode-se encontrar, no acervo de mais de 2.000 obras de arte nacionais e estrangeiras entre mobiliário, pintura e escultura francesa e inglesa, tapeçarias flamengas e francesas, azulejos portugueses, porcelanas e terracota chinesas, pratas e uma excecional coleção de relógios de todas as tipologias.

Através desta parceria, que arranca dia 1 de Junho de 2018, é agora possível adquirir bilhetes para a Casa-Museu Medeiros e Almeida nas bilheteiras de todos os monumentos da Parques de Sintra – Monte da Lua: Palácio de Monserrate, Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional de Queluz e Convento dos Capuchos.

Os bilhetes para a Casa-Museu Medeiros e Almeida e para todos os monumentos da Parques de Sintra podem ser adquiridos igualmente online. Para os visitantes que pretenderem conhecer vários locais, existem ainda descontos exclusivos na aquisição de bilhetes combinados.

www.casa-museumedeirosealmeida.pt

Rua Rosa Araújo, 41 – Lisboa

Tel. (+351) 213 547 892

Horário: 2ª / Sáb. 10H-17H. Encerra aos domingos