Waddesdon Manor, “The Silver Caesars: A Renaissance Mystery”

18 Abril – 22 Julho 2018

A exposição “The Silver Caesars: A Renaissance Mystery”, organizada pelo Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque (12 de Dezembro de 2017 – 11 de Março de 2018), será agora exposta em Waddesdon Manor, em Waddesdon, Inglaterra.

Esta mostra reúne, pela primeira vez em mais de 150 anos, um dos tesouros mais extraordinários e enigmáticos do Renascimento, um conjunto de 12 taças de aparato renascentistas, em prata dourada – conhecidas como as “Taças Aldobrandini”. Cada uma destas requintadas obras de ourivesaria celebra um dos Doze Césares, os mais notáveis governantes da Roma Antiga, baseando-se na obra “As Vidas dos Doze Césares”, do historiador romano Suetónio (datada de inícios do segundo século d.C.).

Um dos grandes mistérios acerca deste conjunto reside na ausência de registros detalhados sobre sua origem. Desconhecemos quando o conjunto foi produzido, por quem, para quem ou com que propósito. Entretanto, novas investigações, reveladas na exposição, contribuem de forma significativa para responder a estas questões.

Para esta exposição, comissariada pela Dr. Julia Siemon, investigadora associada do departamento de Escultura Europeia e Artes Decorativas do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e co-comissariada pelo Dr. Wolfram Koeppe, do mesmo departamento, a Casa-Museu vai emprestar a sua Taça Adobrandini, que será exposta juntamente com as outras onze taças deste conjunto, disperso por diversos museus e coleções privadas.

“It is particularly relevant that the Silver Caesars: A Renaissance Mystery is being exhibited at Waddesdon as over the past two centuries nearly half of these tazze have at one time formed part of Rothschild family collections. By 1872, Anselm – father of Baron Ferdinand de Rothschild, who built Waddesdon Manor – had one in his Viennese collection.