Exposição: Monserrate Revisitado – A coleção Cook em Portugal

A Casa-Museu vai colaborar com o Palácio de Monserrate (PSML), na cedência de numerosas peças do seu acervo, muitas delas expostas ao público, para a exposição temporária: “Monserrate Revisitado – A coleção Cook em Portugal”.

As peças foram adquiridas pelo colecionador Medeiros e Almeida, a 9 de Dezembro de 1946, em leilão da Leiria & Nascimento, realizado em Lisboa, no qual se desfez o espólio do referido palácio sintrense.

No leilão de 1949, Medeiros e Almeida adquiriu cinquenta e três peças entre uma panóplia composta por 31 armas que decorava a biblioteca do palácio, uma secretária inglesa de grandes dimensões (“partner’s desk”), várias esculturas, porcelanas da China, um tapete persa, uma pintura flamenga e diversos objetos de arte sacra.

A existência destas peças no palácio ao tempo da família Cook, bem como  de todas as outras presentes na exposição temporária, fica comprovada por fotografias antigas provenientes de diferentes campanhas fotográficas do palácio, levantadas e apresentadas na obra que conta a história desta magnífica construção: “Monserrate – A casa romântica de uma família inglesa”, de Maria João Neto (Caleidoscópio S.A., 2015).

Local: Palácio de Monserrate, Sintra

Data: 1 Dezembro 2017 – 31 Maio 2018

“A Parques de Sintra apresenta, no Palácio de Monserrate, a partir de 1 de dezembro, a exposição “Monserrate Revisitado – A Coleção Cook em Portugal”, no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook (1817 – 1901). A mostra reúne peças da coleção de arte escolhidas pelo riquíssimo industrial inglês Sir Francis Cook no fim do século XIX, para a sua casa de veraneio, permitindo ao público compreender o valor artístico e histórico da sua coleção de arte em Portugal.

A exposição, resultado de uma pesquisa exaustiva, procura dar a conhecer a dimensão cultural do ilustre primeiro Visconde Sir Francis Cook e o conjunto de obras de arte que reuniu em Monserrate. Depois de ter sido dispersa em 1946, volta agora a ser possível admirar no palácio algumas das peças desta coleção, identificadas em acervos públicos e privados, e emprestadas temporariamente.

Este conjunto de mais de meia centena de preciosas obras de arte será disposto nas diversas salas do palácio agora restauradas, evidenciando a primorosa beleza dos seus estuques decorativos. A integrar a mostra encontra-se o relevo do Renascimento da autoria do escultor florentino Gregorio di Lorenzo, recentemente adquirido pela Parques de Sintra, que agora regressa ao Palácio para integrar a futura coleção museológica de Monserrate.”

in: Página eletrónica do Palácio de Monserrate – Parques de Sintra Monte da Lua – https://www.parquesdesintra.pt/noticias/monserrate-revisitado-a-colecao-cook-em-portugal/