LISBON LUX

“Apreciadores de coleções em residências privadas, como a Frick Collection em Nova Iorque ou a Wallace Collection de Londres, irão com certeza querer visitar a Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa. Encontra-se num palacete dos finais do século XIX, onde viveu António de Medeiros e Almeida, um prestigiado homem de negócios. Ele reuniu um precioso conjunto de obras de arte, e no seu espólio dividido em 25 salas destaca-se um retrato de Rembrandt, pinturas de Rubens, François Boucher e Tiepolo, sofisticada relojoaria inglesa e suíça que formam talvez a mais notável coleção privada de relógios do mundo, mobiliário francês, algumas das primeiras peças de porcelana vindas da China para a Europa, e um serviço de chá em prata utilizado pelo imperador Napoleão, gravado com o seu emblemático “N”.

Na bela “Sala do Lago” encontram-se painéis de azulejos do século XVIII, representando cada continente e cada uma das quatro estações do ano, rodeando uma fonte em mármore e bronze que pertenceu aos famosos jardins do palácio de Versailles.

If you enjoy private residences that were turned into museums, such as New York’s Frick Collection or London’s Wallace Collection, you’ll want to visit Lisbon’s Medeiros e Almeida Museum.

It’s housed in a late-1800s mansion where António de Medeiros e Almeida (a renowned businessman) lived and collected works of art. Highlights of the 25 rooms include a Rembrandt portrait, paintings by Rubens, François Boucher and Tiepolo, sophisticated English and Swiss clocks which arguably make up the world’s most notable private collection of such objects, French furnishings, some of the first Chinese porcelain to arrive in Europe, and a silver tea set used by Napoleon engraved with his symbolic “N”.
In the beautiful “Lake Room” you’ll find 18th-century tile panels representing each continent and each of the four seasons, surrounding a marble and bronze fountain which originally stood in the gardens of the Palace of Versailles.”