Biografia de uma coleção: Os leques da Casa-Museu Medeiros e Almeida
Dissertação de Mestrado em Museologia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Joana Ferreira
No passado dia 27, Joana Ferreira defendeu com êxito a sua dissertação de mestrado em Museologia, obtendo, por unanimidade, a classificação de 19 em 20 valores.
A dissertação constitui um estudo aprofundado sobre a colecção de leques da Casa-Museu, o qual foi determinante para a concepção e abertura ao público da Sala dos Leques, inaugurada em novembro de 2014. Espera-se, num futuro próximo, a publicação de um catálogo dedicado à coleção.
Parabéns à Mestre Joana Ferreira!
Resumo: A presente dissertação de mestrado em Museologia dedica-se ao estudo da colecção de leques da Casa-Museu Medeiros e Almeida, que, sendo a segunda maior colecção museológica de leques em contexto nacional tem, apesar disso, recebido pouca atenção académica. Esta colecção é actualmente constituída por duzentas e dez peças que, no seu todo, abarcam um período cronológico de cerca de três séculos – do século XVIII ao século XX –, constituindo portanto um conjunto de grande interesse histórico e artístico, pois exemplifica muitas das principais tipologias, proveniências, temáticas e gramáticas decorativas inerentes a este objecto artístico durante o referido período. A análise desta colecção de leques segue uma abordagem alternativa aos modelos de investigação mais convencionais, centrados no estudo dos próprios objectos museológicos. Opta-se, antes, por trilhar o território menos conhecido dos estudos do coleccionismo, deslocando-se o foco nos objectos da colecção para os processos e motivos por detrás da sua formação, para uma análise da sua utilização pela instituição que hoje a alberga e, de um modo geral, para os processos através dos quais estes objectos adquirem e transmitem o seu significado em contexto museológico. Com o objectivo de tratar a biografia da colecção de leques da Casa-Museu Medeiros e Almeida, delineando uma visão mais abrangente dos objectos que a integram, colocam-se no âmbito deste estudo três questões: Quando, como e por que nasce esta colecção? Quais as trajectórias da sua musealização? Que objectos a integram e o que representam? São estas as questões que colocamos e que definem as três partes nas quais se estructura a presente dissertação.
Aceda à dissertação completa.