Exposição: Portugal em descoberta. Ideias, objetos, novidades e modas

Para esta exposição com curadoria do Professor Doutor António Camões Gouveia, a Casa-Museu vai ceder em empréstimo uma peça de porcelana da China de exportação com decoração azul e branco, da dinastia Ming, reinado Jiiajing, datada de cerca 1522-1550, a taça “Avé Maria”.

Local: Padrão dos Descobrimentos, Lisboa
Data: 16 de Janeiro a 17 de Abril de 2016

“A EGEAC, Padrão dos Descobrimentos, está a preparar uma exposição sobre as realidades temporais e geográficas das descobertas e da expansão de Portugal na época moderna, conducente a uma leitura multi-civilizacional. A responsabilidade científica e museológica da exposição é do Prof. Doutor António Camões Gouveia (FCSH da UNL) e a museografia do Pintor António Viana. Com esta mostra procura-se uma maior afirmativa deste espaço no contributo para o conhecimento, problematização e divulgação destas temáticas. Intitulando-se Portugal em descoberta. Ideias, objetos, novidades e modas, a narrativa cronológico-territorial privilegia as paisagens humanas e civilizacionais. Neste sentido, dando conta da variabilidade do tema a explorar selecionaram-se peças emblemáticas nos seus suportes, origens geográficas, temporalidades e simbologias, originalmente inscritas ou posteriormente adquiridas.”

In: Padrão dos Descobrimentos