Exposição: Frenéticas no Pós Guerra

No âmbito da exposição temporária ‘Frenéticas no Pós-Guerra’ a Casa-Museu Medeiros e Almeida emprestou ao Museu da Presidência uma pregadeira francesa de inícios do século XX, em forma de um raminho de violetas com as suas folhas em ouro, diamantes, ametistas e nefrite.

Organização: Museu da Presidência da República
Parceria: Museu Nacional do Traje

Local: Palácio da Cidadela, Cascais
Data: 7 dezembro 2014 a 8 fevereiro 2015 – prolongada até 30 abril 2015

“…Estarão expostas mais de 100 peças e documentos originais que ilustram a década de 1920 em Portugal. No ano em que se assinala o centenário da I Guerra Mundial e no seguimento da exposição realizada pelo Museu, em 2010, alusiva àquele conflito, o Museu da Presidência da República debruça-se sobre o pós-guerra, com um enfoque especial na mulher. A velocidade e o frenesim deste período, sobretudo nas zonas urbanas, anunciavam a emancipação da mulher, e os magazines femininos da época ditavam modelos importados das grandes cidades europeias que abalavam os tabus da sociedade tradicional portuguesa. Na ânsia de viver frivolamente em liberdade, as mulheres saem, pela primeira vez, da esfera doméstica para aparecer em público, pisando firmemente terrenos que até então lhes eram interditos. Nas suas salomés coloridas, novos sapatos confortáveis e elegantes, mostrando o tornozelo e os joelhos, de vestidos curtos e de cintura descaída, maquilhadas e de cabelo curto à garçonne, experimentam a emoção de conduzir, praticar desporto, fumar e dançar ao som de uma jazz-band. São estes novos hábitos, estas práticas quotidianas nascidas de um novo ritmo social e cultural de uma Europa em exaltação, que irão marcar para sempre a sociedade contemporânea.”

Saiba mais: http://www.cm-cascais.pt/evento/freneticas-no-pos-guerra