A VIDA DAS PEÇAS…

A VIDA DAS PEÇAS…

A VIDA DAS PEÇAS

No âmbito de um programa de estudo implementado pelo Metropolitan Museum de Nova Iorque, a taça Aldobrandi, uma peça de prata dourada de finais do século XVI, viajou para Nova Iorque onde ficará até Junho de 2014.

O exemplar da Casa-Museu insere-se num conjunto de doze, cuja encomenda original se desconhece, sabendo-se que são referidas pela primeira vez no inventário do Cardeal Pietro Aldobrandini de Roma, em 1603.
Após um percurso atribulado, as taças aparecem no início do século XIX à venda em Londres.
Em 1861 o conjunto é vendido em leilão da coleção Scarisbick, altura em que o conjunto se dispersa, pertencendo hoje em dia as taças a diversas instituições e colecionadores privados.

O Metropolitan Museum of Art que tem uma das taças no seu espólio, vai reunir as 12 taças pela primeira vez após o referido leilão, no sentido de as estudar profundamente com a ajuda de todos os emprestadores. Para tal, reuniu um corpo de investigadores e peritos de diversas áreas no sentido de esclarecer vários aspectos envoltos em mistério; desde logo começando pela sua encomenda e autoria.

No Outono de 2016, após o resultado dos estudos, o Metropolitan Museum of Art pretende organizar uma exposição temporária.

A taça Aldobrandini foi transportada com a preciosa ajuda da empresa de transporte de obras de arte ITERARTIS – Serviços para Museus e Transporte de Arte, Lda. http://www.iterartis.com/