CHINS e TA XI YANG GUO

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

‘Chins’ e ‘Ta Xi Yang Guo’ – 500 Anos da Chegada dos Portugueses à China

Para comemorar o 500º aniversário da chegada dos Portugueses à China em 1513, a coleção de arte Chinesa da Casa-Museu vai levá-lo numa viagem empreendida pelos ‘Ta Xi Yang Guo’, à terra dos ‘Chins’

Inauguração: 24 de setembro – 18.30h
Início: 25 de setembro – 13h

“Os Chins são gente branca, “da nosa altura”, vestindo-se com roupas pretas de algodão, forradas de peles, e calçando “capatos framçeses De pomta De ladrilho”. Na cabeça usam umas coifas de rede de seda, “Redomdas como peneiras pretas de nosso Portugall”(…)Comem carne de porco (ideia que os distingue de imediato dos povos islâmicos), e são grandes bebedores porque “gabam mujto noso vinho (…) embebedamse gramdememte.”

in: LOUREIRO, Rui Manuel; Fidalgos, Missionários e Mandarins Portugal e a China no século XVI, Lisboa: Fundação Oriente, 2000, p.171, citando a Suma Oriental de Tomé Pires
“…os Jesuítas ao entrarem na China no último quartel do século XVI, conceberam uma estratégia para a cristianização do Império do Meio em que uma das facetas importantes era a transmissão da ciência ocidental. O objetivo era o de levar os chineses a valorizarem a doutrina cristã uma vez constatada a superioridade científica e tecnológica europeia. De entre as várias ciências, a geografia e a cartografia permitiram aos Inacianos mostrar de onde vinham. Dada a íntima ligação, à época existente entre o Padroado Português do Oriente e a Companhia de Jesus, pôde então fixar-se para Portugal a designação de ‘Grande Reino do Mar Ocidental’, o Ta Xi Yang Guo.”

in: RAMOS, João de Deus, Designações dadas pela China a Portugal, p.4